terça-feira, 31 de agosto de 2021
O que o cérebro e o corpo fazem enquanto dormimos?
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Quando sentir que a negatividade tomando conta, dê um passo atrás e renove o seu olhar
- Aumento da expectativa de vida
- Taxas reduzidas de depressão e angústia
- Maior resistência aos resfriados comuns
- Melhora do bem-estar físico e mental
- Melhora das habilidades de enfrentamento durante os períodos de estresse
- Maior naturalidade para formar relações e fortalecer vínculo
- Um exemplo de pensamento negativo automático é quando você ouve que terá uma prova em breve e já pensa, "eu provavelmente vou me dar mal". O pensamento é automático porque é a reação inicial ao ouvir sobre a prova.
- Uma forma de desafiar a mentalidade negativa é sendo objetivo. Anote o pensamento negativo e pense em como você reagiria se alguém o compartilhasse com você. É provável que você consiga refutar objetivamente a negatividade de outra pessoa, mesmo que ache difícil fazer isso por si mesmo.
- Use o poder das perguntas. Quando você faz uma pergunta ao seu cérebro, ele tende a encontrar a resposta. Se você perguntar a si mesmo: "Por que a vida é tão terrível?", o cérebro tentará responder. O mesmo acontece se perguntar: "Como consegui ter tanta sorte?". Faça perguntas que direcionem o foco da mente para os pensamentos positivos.
- Para evitar esse tipo de pensamento, aceite as diferentes nuances da vida. Em vez de pensar em termos de dois resultados (um positivo e um negativo), faça uma lista de todos os resultados possíveis localizados entre essas duas opções, para perceber que as coisas não são tão terríveis como parecem.
- Por exemplo, se você tiver uma prova chegando e não estiver confortável com a matéria, você poderá sentir-se tentado a não fazer a prova ou a não estudar nada, assim, se for reprovado, será porque não tentou. No entanto, esse raciocínio ignora o fato de que é provável que você vá melhor na prova se passar mais tempo se preparando.
- Uma pessoa levando uma situação para o lado pessoal poderá pensar: "A Sílvia não sorriu para mim esta manhã. Devo ter feito algo para chateá-la". No entanto, é mais provável que a Sílvia esteja simplesmente tendo um dia ruim e que o estado de espírito dela não tenha nada a ver com você.
- Por exemplo, você pode fazer um teste e receber uma nota seis, junto com um comentário do professor dizendo que seu desempenho melhorou muito desde a último prova. O filtro pode fazer com que você encare a nota de forma negativa e ignore o fato de que vem demonstrando melhora e crescimento.
- Por exemplo, talvez você pense que será reprovado em um exame para o qual está estudando. A mentalidade catastrófica estenderá essa insegurança e deduzirá que você será reprovado no curso e terá que abandonar a faculdade, acabando desempregado e vivendo às custas dos programas sociais. Se você for realista em relação aos resultados negativos, você perceberá que, mesmo se for reprovado em uma prova, é improvável que seja reprovado no curso inteiro e que tenha que abandonar a faculdade.
- Se seu local de trabalho tiver uma área ao ar livre com bancos ou mesas de piquenique, reserve um pouco de tempo para ficar lá e respirar ar fresco.
- Se não puder frequentar fisicamente um lugar assim, tente meditar e visitar uma área ao ar livre agradável e com um clima perfeito mentalmente.
- Faça uma aula para aprender algo que nunca tenha feito antes
- Tente aprender uma nova técnica, lojas de artesanato e tutoriais on-line são ótimos recursos para os iniciantes que não desejam fazer uma aula.
- Rabisque ou desenhe em um caderno todos os dias. Tente revisitar desenhos mais antigos e transformá-los em algo novo.
- Seja um escritor criativo. Tente escrever um poema, um conto ou até mesmo se arriscar com um romance. Você pode até mesmo declamar a poesia que escreveu em um sarau.
- Tente atuar, vestir-se como um personagem de televisão ou quadrinhos, ou participar de uma companhia de teatro na sua comunidade
- Trabalhar para atingir seus objetivos — mesmo que dando apenas um pequeno passo por vez — poderá torná-lo mais feliz.
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
Bem se queira
Então volto a contar a minha novela pessoal morando em um navio
Dia 6 – 09 de julho de 2008 (quarta-feira) Navegando, isso mesmo, um dia inteiro apenas em alto -mar
Novamente acordei com uma dor de cabeça insuportável e tínhamos treinamento de segurança nas áreas externas do navio, apesar de respirar melhor do lado de fora a luz do sol me incomodava muito, só pensava na minha cama, consegui marcar com o médico às 15h e fiquei a manha toda trabalhando com a cabeça latejando. Já havia tomado muitos medicamentos para dor de cabeça e pastilhas para a garganta, mas eu sentia que estava piorando. Além das dores, a comida de casa, aquela que você está super acostumado e diz que já enjoou, então esta mesma, fazia muita falta.
Pois é, em um navio a cozinha prepara pratos para um batalhão de gente, mesmo seguindo várias normas da empresa eu prefiro não entrar em detalhes quanto ao sabor. Além disso nós, os tripulantes éramos de 60 nacionalidades diferentes e vai por mim:
- Gringos amam molhos todo tempo apimentados.
Os vegetais e frutas eram enormes e coloridos, porém não tinham o sabor daquela banana amarelinha que você compra no seu hortifruti predileto. muito ruim. Agora imagine o quadro, me sentindo doente, congestionada, sem paladar, sem vontade de comer, com saudades de casa, e da minha rotina.
Crescer pode ser solitário, mas você aprende a resolver seus problemas sozinho. Tipo, engole o choro e segue em frente.
Finalmente à tarde, consegui uma consulta com o médico, ele diagnosticou uma forte alergia a poeira, sabe lá, muito carpete para todos os lados, muito tempo em ambientes climatizados. Isso, em alto mar e longe da vitaminada D chamada SOL. O médico foi muito amigável, demonstrou preocupação e me mandou descansar. Mas eu tinha mais treinamento à tarde, éramos obrigados a comparecer. 😔
Crescer dói, mas é necessário e até mesmo inevitável
Então ganhei um antibiótico do médico de bordo e após o treinamento passei no meu setor apenas para deixar um bilhete. Fui dormir, 2 horas depois me sentia outra pessoa, medicamento bomba. Hoje, eu não teria deixado ir tão longe, alergias respiratórias podem ser evitadas lavando bem as narinas com soro fisiológico e com este mix de óleos essenciais:
1 gota de Hortelã pimenta, 1 gota de Lavanda, 1 gota de Limão
Esfrega nas palmas das mão, inala devagar e profundamente, depois você me conta se não melhora.
Mas fomos de medicamento, deu certo, o problema é que em longo prazo vem as consequências
Voltei ao trabalho às 19h, bem, coisas atrasadas me prenderam ali até às 21h, mas em navio é normal você passar pelas áreas administrativas e encontrar colegas trabalhando noite a Já estava melhor, queria relaxar um pouco, fui a um show de meia hora, voltei ao escritório para concluir trabalho por mais 1 hora e finalmente pude voltar para minha cabine.
Aí, enfia aquele cartãozinho, chave magnética na maçaneta e descobre que ele desmagnetizou.
Crescer não tem glamour
Cansada, arrumada, de salto alto, gastei mais 40 minutos buscando alguém que abrisse a porta para mim, consegui ajuda do gerente do setor de "Housekeeping".
Enfim terminava mais um dia.
Dia 7 – 10 de julho de 2008 (quinta-feira), Split - Croácia
Atracamos nesta cidade fofa e antiga na Croácia, o cais é pequeno e o navio fica próximo, porém não encosta no porto. O antialérgico me deixava meio sonolenta e eu tive dificuldades em levantar da cama, tomei um café da manhã corrido e lá estava eu em mais um treinamento. Você deve se perguntar, estes treinamentos não acabam?
Então, eu também tinha esta sensação, mas treinar é bom, te dá segurança, reduz os erros, se todas as empresas fossem tão rigorosas em treinar, treinar e treinar, a prestação de serviço melhoraria muito.
Às 11h30 finalmente estava no departamento com a pessoa a quem eu ia substituir, ela me sugeriu que trabalhássemos por 2 horas e fossemos comer pizza em Split, ao invés de comer no restaurante dos funcionários. Empatia 💓
Assim o fizemos, fomos saborear uma pizza (deliciosa, e for a Croacia confie na culinária local e experimente) , um grupo animado, era bom ir conhecendo as pessoas naquele ambiente novo. E tudo acabava com sorvete, minha preferencia é quase sempre por coco, mas resolvi arriscar com o de limão, não me arrependi.
Uma curiosidade, nesta cidade alguns lugares aceitavam Euros e outros apenas a moeda local. Enquanto estava sozinha sai a procura de um par de tênis branco e um vestido branco, pois deveria ter trazido do Brasil e não fui avisada pela empresa contratante. Como não achei nada do meu interesse decidi entrar em uma loja de cosméticos em busca de um filtro solar facial, item que também não trouxe em minha mala. Pois bem, dentro da loja com milhares de itens a minha disposição, com todas as embalagens apenas escritas no idioma local fui verificando se havia alguma marca similar as que utilizava no Brasil, tive que buscar a ajuda da vendedora pois não encontrei.
Pequei um pequeno frasco de óleo para o cabelo que eu comprava no Brasil, ao puxar da prateleira uma embalagem colada na que eu peguei caiu. Ninguém percebeu, chamei a vendedora, expliquei o ocorrido e ela me disse que eu deveria pagar pelo produto, aproximadamente 4 Euros, sem problemas, havia sido erro meu de qualquer forma, juntei com as coisas que eu ia comprar e me dirigi ao caixa. Ali fui atendida por uma moça que parecia ser a gerente da loja, tinha uniforme diferente e ficava dando instruções as outras, peguei uma nota de Euro para efetuar o pagamento e esta senhora começou a gesticular e falar alto comigo em croata, provavelmente me xingou, eu não entendi nada.
Achei o barraco o fim da picada, detesto gritaria e confusão, mas lembrando:
Quem disse que a vida tem photoshop?
Outro país, outra cultura, esperei ela terminar, as vendedoras me olhando constrangidas e disse que não falava a língua dela e que ela deveria falar em inglês para estabelecermos uma comunicação, ela ficou meio sem jeito e me disse que não aceitavam Euros, prontamente perguntei aonde eu poderia tocar pela moeda local. Uma jovem vendedora se ofereceu para me acompanhar e em dois minutos estávamos de volta a loja para pagar minha compra. A suposta gerente pediu desculpas pelos berros e explicou que muitos turistas quebram coisas na loja e não querem pagar, eu apenas sorri e pedi desculpas novamente. Pois é a grama do vizinho nao é mais verde do que a nossa, senti falta da cordialidade de alguns vendedores nas loas da minha cidade. Não levei para o coração. Split é uma bela cidade, o porto é muito bem organizado, a pizza além de farta é uma das mais saborosas que já comi.
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Você está PLANTANDO sementes ou queimando PONTES ?
Você pode usar qualquer um dos sinônimos abaixo quando pensa em empatia:
AFEIÇÃO - AFETO - AFINIDADE - AMIZADE - AMOR - ATRAÇÃO - COMBINAÇÃO - CONFRATERNIDADE - FRATERNIDADE - IDENTIDADE - IGUALDADE - INCLINAÇÃO - IRMANAÇÃO - IRMANDADE - SIMPATIA - UNIÃO - UNIDADE - VINCULAÇÃO - VÍNCULO
Mas só vai entender de verdade o que é EMPATIA na prática. Você pode ser uma pessoa muito independente porém já houve e continuarão a acontecer momentos em sua vida em que você vai precisar receber empatia. Tomara que haja mais oportunidade de ser empático, é mais gratificante DAR do que receber.
Hoje durante o café da manhã assistimos o 1º capítulo da 2ª temporada do "The Chosen", um aplicativo que conta o dia a dia de Jesus Cristo de uma forma tão real que quando ele abraça um escolhido você tem a sensação de querer receber aquele abraço. Neste capítulo ele dá uma lição nos filhos do Trovão e os ensina que estão de passagem para semear e não queimar pontes.
Olhei para a minha Flor de Maio, figura na foto do post e fiquei pensando o quanto demanda de paciência para ver a semente virar um fruto. Cliquei algumas etapas das flores que estão brotando.
Pensei que em algumas situações eu queimei pontes por não ter empatia com a opinião contrária do outro, puxa realmente temos tanto a aprender todos os dias. Vou contar mais um pouco sobre meu trabalho no mar e você vai entender o quanto eu precisei da empatia de outras pessoas em meus primeiros dias, semanas, meses...
Dia 4 – 07 de julho de 2008 (segunda-feira) - localização Pireus, Grécia
Apesar de ter dormido a noite toda, ou seja, meu corpo já estava quase adaptado a diferença de fuso horário, estava me sentindo pior do resfriado, ou seria uma forte alergia?
Saí pelos corredores dos funcionários em busca de café da manhã e em seguida para mais um dia de treinamento. Minha fisionomia já denunciava que eu não estava bem e o pessoal mais antigo me aconselhou a procurar o pelo médico de bordo. Já no departamento médico informei para uma enfermeira um leve sangramento no nariz, ela que todos sofrem na primeira viagem e me disse que felizmente o mar estava calmo senão eu podia acrescentar enjôos a minha lista de sintomas desagradáveis. O Mar Mediterrâneo naquela época do ano é muito tranquilo eu quase esquecia que estava morando dentro de um navio. Ela me deu um medicamento, tentei trabalhar mas mal conseguia abrir os olhos e meu chefe me dispensou naquela tarde pedindo para eu repousar e voltar ao trabalho após 17h.
De verdade? Aquele nariz congestionado e a enxaqueca quase insuportável não me deixariam ir a nenhum local com luz do sol e mesmo a iluminação do escritório estavam me derrubando.
Após uma tarde de "siesta" voltei para fazer meu turno no horário da noite. Tudo era muito diferente da minha rotina dentro de uma empresa normal onde você cumpre horário comercial. Eu precisava toda a rotina daquele meu novo trabalho pois a pessoa a quem eu ia substituir já ia embora no sábado pela manhã.
Mas ela, muito tranquila e generosa me encorajava todo o tempo dizendo que a minha experiência em empresas me ajudaria a seguir sozinha e que eu deveria tambem, relaxar um pouco. Me convenceu a parar depois de 2 horas de trabalho, jantar e ir com ela assistir a um dos shows. Enfim, apesar de precisar aprender minha função de forma atropelada estava em um cruzeiro, tinha também que aproveitar a viagem, meus colegas de trabalho me incentivavam, ofereciam ajuda e me faziam lembrar que eu não estava só. Isso foi tão bom, a produção é bem "hollywoodiana" bem produzida, muitas luzes, palco lindo, bailarinos e cantores animando aquela platéia cheia.
Mas havia o lado ruim, o desconforto da enxaqueca melhorou mas ainda não havia passado, eu podia ter pego algo que não sabia o que era e podia contaminar a colega com quem eu dividia a cabine. Se você foi contaminado com a Covid entende bem o que eu estou descrevendo, você começa a tentar lembrar e avisar as pessoas com quem teve contato que pode ter passado a doença para elas. Até este dia eu ainda não havia saído do navio e me sentia um pouco enclausurada, não muito diferente do periodo que nosso contato com a maioria dos familiares, amigos e colegas de trabalho passou a ser virtual.
Fim do dia, hora de voltar para a cabine e dormir ao som das ondas do mar.
Dia 5 – 08 de julho de 2008 (terça-feira) - localização Mikonos, Grécia
Quando acordei o navio já havia atracado no porto em Mikonos. Nas áreas de funcionários não temos vista externa, apesar de ter escotilha em minha cabine, a única coisa que conseguia ver era o mar e os navios atracados ao lado do nosso. Segui para o treinamento me sentindo um pouco pior de saúde do que no dia anterior, o nariz totalmente congestionado e uma sensação de peso na cabeça muito ruim. Após o treinamento, ao caminhar para o meu escritório, segui pelo único caminho que eu já havia decorado, é tudo muito parecido nas áreas de serviço, mas em uma parte havia trechos envidraçados.
Eu fiquei maravilhada com a visão daquela cidade composta de várias pequenas casas pintadas de branco Mikonos, sua maravilhosa. Este local repleto de ladeiras, casas e ruas pintadas de branco, um branco reluzente passa uma aparência de que tudo foi lavado com "Omo".
Após o almoço minha "parceira" finalmente me convenceu a sair para caminhar um pouco e Mikonos foi a minha primeira pisada em solo Grego, me trouxe uma sensação de muito bem estar que eu nem consigo descrever aqui. Finalmente eu estava passeando ao ar-livre, comemos um "Greek girus", tudo tão diferente, maravilhoso.
À noite participei da minha primeira cerimônia de renovação de votos de casamento, o "Vow Renew", tão lindo aquele casal comemorando 20 anos de união. Eu prestei muita atenção em tudo pois eu teria que ser a responsável por estas cerimônias a bordo caso outros casais comprassem este pacote. O casal escolhe a parte do navio onde quer a cerimônia, o entardecer estava lindo e foi emocionante. Em seguida corremos para a comemoração com vários casais celebrando aniversários de casamento, e daquele que estavam em lua de mel à bordo. Eles chamam de "Honeymooners", esta festa também era responsabilidade minha organizar. Neste dia haviam mais ou menos de 50 casais naquele espaço que ficava bem no alto do navio, eles ganham um enorme e bolo de chocolate em formato de coração e espumante, espumante à vontade, dois dos casais estavam comemorando 50 anos de casados.
Eu observada tudo, anotava, virei a sombra da parceira que ia desembarcar em breve.
Mas quero ressaltar o quanto aquelas novas pessoas foram empaticas comigo e com os meus medos. Como?
1º - OBSERVANDO – ouviam sem criticar,
2º - SENTINDO – lembravam que eles já haviam sido marinheiros de primeira viagem
3º - OBSERVANDO ÀS MINHAS NECESSIDADES – lembra que fui quase arrastada pelo braço para ir ao show e passear em Mikonos?
4º - TOMANDO UMA AÇÃO/PEDIDO – me ajudando, me incentivando
Mas para receber empatia é preciso estar aberto a falar, o outro não tem como adivinhar o que passa na sua mente. Deixar a vergonha de lado e explicar de forma especifica o que realmente sentimos quando algo acontece. Buscar uma solução, a maioria dos problemas tem uma saída e se esforçar para ter uma convivência melhor, ser flexível.
Minha mente era pura ansiedade.
Tenho aprendido que não devemos considerar o excesso de ansiedade algo normal. Ela pode de maneira devastadora interferir em nossas atividades diárias.
Alguns Óleos que ajudam nas situações que descrevi:
🙂 Para ACALMAR: Abeto negro, Jasmim, Mandaria verde, Sândalo
🙂 ANTIDEPRESSIVO: Bergamota, Jasmim, Laranja amarga, Laranja Selvagem, Magnólia
🙂 ENERGIZANTE: Abeto Siberiano, Laranja Selvagem, Tangerina
🙂 ESTIMULANTE: Abedul, Abeto branco, Abeto de Douglas, Alecrim (uso com moderação para hipertensos), Arborvitae (Tuia)
🙂 REVIGORANTE: Hortelã-pimenta, Pimenta rosa
🙂 ANSIEDADE: dōTerra Serenity, dōTerra Adaptiv, Lavanda, dōTerra Peace, dōTerra Balance
🙂 Falta de CONFIANÇA: Bergamota, dōTerra Motivate, Patchuli, Jasmim, dōTerra Passion
🙂 ALERGIAS RESPIRATÓRIAS: Lavanda, Limão Siciliano, Hortelã-pimenta, Roman Chamomile, dōTerra Breath,
🙂 DESORIENTAÇÃO: Hortelã-pimenta, Olíbano, Alecrim, Abeto de Douglas, dōTerra Motivate
🙂 SANGRAMENTO NASAL: Sempre Viva, Gerânio, Mirra, Lavanda, dōTerra On Guard
Livro "Crie rotina e ganhe qualidade de vida" - Zuleica Sena
Melhore as Relações para Melhorar o Mundo
O Equilíbrio parte do respeito mútuo entre as pessoas, fundamental nas relações.
Precisamos melhorar nossas Relações, para que possamos Mudar o Mundo.
pia. Destilado da planta Lavandula angustifolia, o óleo promove relaxamento e acredita-se no tratamento da ansiedade, infecções fúngicas, alergias, depressão, insônia, eczema, náuseas e cólicas menstruais.
terça-feira, 24 de agosto de 2021
Crie rotina e ganhe qualidade de vida
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Cansaço, Apatia, Falta de atenção e irritabilidade, podem ser sintomas de anemia
Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia
Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...

-
OSMOLOGIA palavra grega que significa “ TRATADO SOBRE OS AROMAS ” Ela é a ciência que estuda o olfato e os odores. Envolve o estudo dos od...
-
Cada um de nós possui dois tipos de energia, que popularmente conhecemos como Yin e Yang, mas que na verdade são energias mascul...