Você pode usar qualquer um dos sinônimos abaixo quando pensa em empatia:
AFEIÇÃO - AFETO - AFINIDADE - AMIZADE - AMOR - ATRAÇÃO - COMBINAÇÃO - CONFRATERNIDADE - FRATERNIDADE - IDENTIDADE - IGUALDADE - INCLINAÇÃO - IRMANAÇÃO - IRMANDADE - SIMPATIA - UNIÃO - UNIDADE - VINCULAÇÃO - VÍNCULO
Mas só vai entender de verdade o que é EMPATIA na prática. Você pode ser uma pessoa muito independente porém já houve e continuarão a acontecer momentos em sua vida em que você vai precisar receber empatia. Tomara que haja mais oportunidade de ser empático, é mais gratificante DAR do que receber.
Hoje durante o café da manhã assistimos o 1º capítulo da 2ª temporada do "The Chosen", um aplicativo que conta o dia a dia de Jesus Cristo de uma forma tão real que quando ele abraça um escolhido você tem a sensação de querer receber aquele abraço. Neste capítulo ele dá uma lição nos filhos do Trovão e os ensina que estão de passagem para semear e não queimar pontes.
Olhei para a minha Flor de Maio, figura na foto do post e fiquei pensando o quanto demanda de paciência para ver a semente virar um fruto. Cliquei algumas etapas das flores que estão brotando.
Pensei que em algumas situações eu queimei pontes por não ter empatia com a opinião contrária do outro, puxa realmente temos tanto a aprender todos os dias. Vou contar mais um pouco sobre meu trabalho no mar e você vai entender o quanto eu precisei da empatia de outras pessoas em meus primeiros dias, semanas, meses...
Dia 4 – 07 de julho de 2008 (segunda-feira) - localização Pireus, Grécia
Apesar de ter dormido a noite toda, ou seja, meu corpo já estava quase adaptado a diferença de fuso horário, estava me sentindo pior do resfriado, ou seria uma forte alergia?
Saí pelos corredores dos funcionários em busca de café da manhã e em seguida para mais um dia de treinamento. Minha fisionomia já denunciava que eu não estava bem e o pessoal mais antigo me aconselhou a procurar o pelo médico de bordo. Já no departamento médico informei para uma enfermeira um leve sangramento no nariz, ela que todos sofrem na primeira viagem e me disse que felizmente o mar estava calmo senão eu podia acrescentar enjôos a minha lista de sintomas desagradáveis. O Mar Mediterrâneo naquela época do ano é muito tranquilo eu quase esquecia que estava morando dentro de um navio. Ela me deu um medicamento, tentei trabalhar mas mal conseguia abrir os olhos e meu chefe me dispensou naquela tarde pedindo para eu repousar e voltar ao trabalho após 17h.
De verdade? Aquele nariz congestionado e a enxaqueca quase insuportável não me deixariam ir a nenhum local com luz do sol e mesmo a iluminação do escritório estavam me derrubando.
Após uma tarde de "siesta" voltei para fazer meu turno no horário da noite. Tudo era muito diferente da minha rotina dentro de uma empresa normal onde você cumpre horário comercial. Eu precisava toda a rotina daquele meu novo trabalho pois a pessoa a quem eu ia substituir já ia embora no sábado pela manhã.
Mas ela, muito tranquila e generosa me encorajava todo o tempo dizendo que a minha experiência em empresas me ajudaria a seguir sozinha e que eu deveria tambem, relaxar um pouco. Me convenceu a parar depois de 2 horas de trabalho, jantar e ir com ela assistir a um dos shows. Enfim, apesar de precisar aprender minha função de forma atropelada estava em um cruzeiro, tinha também que aproveitar a viagem, meus colegas de trabalho me incentivavam, ofereciam ajuda e me faziam lembrar que eu não estava só. Isso foi tão bom, a produção é bem "hollywoodiana" bem produzida, muitas luzes, palco lindo, bailarinos e cantores animando aquela platéia cheia.
Mas havia o lado ruim, o desconforto da enxaqueca melhorou mas ainda não havia passado, eu podia ter pego algo que não sabia o que era e podia contaminar a colega com quem eu dividia a cabine. Se você foi contaminado com a Covid entende bem o que eu estou descrevendo, você começa a tentar lembrar e avisar as pessoas com quem teve contato que pode ter passado a doença para elas. Até este dia eu ainda não havia saído do navio e me sentia um pouco enclausurada, não muito diferente do periodo que nosso contato com a maioria dos familiares, amigos e colegas de trabalho passou a ser virtual.
Fim do dia, hora de voltar para a cabine e dormir ao som das ondas do mar.
Dia 5 – 08 de julho de 2008 (terça-feira) - localização Mikonos, Grécia
Quando acordei o navio já havia atracado no porto em Mikonos. Nas áreas de funcionários não temos vista externa, apesar de ter escotilha em minha cabine, a única coisa que conseguia ver era o mar e os navios atracados ao lado do nosso. Segui para o treinamento me sentindo um pouco pior de saúde do que no dia anterior, o nariz totalmente congestionado e uma sensação de peso na cabeça muito ruim. Após o treinamento, ao caminhar para o meu escritório, segui pelo único caminho que eu já havia decorado, é tudo muito parecido nas áreas de serviço, mas em uma parte havia trechos envidraçados.
Eu fiquei maravilhada com a visão daquela cidade composta de várias pequenas casas pintadas de branco Mikonos, sua maravilhosa. Este local repleto de ladeiras, casas e ruas pintadas de branco, um branco reluzente passa uma aparência de que tudo foi lavado com "Omo".
Após o almoço minha "parceira" finalmente me convenceu a sair para caminhar um pouco e Mikonos foi a minha primeira pisada em solo Grego, me trouxe uma sensação de muito bem estar que eu nem consigo descrever aqui. Finalmente eu estava passeando ao ar-livre, comemos um "Greek girus", tudo tão diferente, maravilhoso.
À noite participei da minha primeira cerimônia de renovação de votos de casamento, o "Vow Renew", tão lindo aquele casal comemorando 20 anos de união. Eu prestei muita atenção em tudo pois eu teria que ser a responsável por estas cerimônias a bordo caso outros casais comprassem este pacote. O casal escolhe a parte do navio onde quer a cerimônia, o entardecer estava lindo e foi emocionante. Em seguida corremos para a comemoração com vários casais celebrando aniversários de casamento, e daquele que estavam em lua de mel à bordo. Eles chamam de "Honeymooners", esta festa também era responsabilidade minha organizar. Neste dia haviam mais ou menos de 50 casais naquele espaço que ficava bem no alto do navio, eles ganham um enorme e bolo de chocolate em formato de coração e espumante, espumante à vontade, dois dos casais estavam comemorando 50 anos de casados.
Eu observada tudo, anotava, virei a sombra da parceira que ia desembarcar em breve.
Mas quero ressaltar o quanto aquelas novas pessoas foram empaticas comigo e com os meus medos. Como?
1º - OBSERVANDO – ouviam sem criticar,
2º - SENTINDO – lembravam que eles já haviam sido marinheiros de primeira viagem
3º - OBSERVANDO ÀS MINHAS NECESSIDADES – lembra que fui quase arrastada pelo braço para ir ao show e passear em Mikonos?
4º - TOMANDO UMA AÇÃO/PEDIDO – me ajudando, me incentivando
Mas para receber empatia é preciso estar aberto a falar, o outro não tem como adivinhar o que passa na sua mente. Deixar a vergonha de lado e explicar de forma especifica o que realmente sentimos quando algo acontece. Buscar uma solução, a maioria dos problemas tem uma saída e se esforçar para ter uma convivência melhor, ser flexível.
Minha mente era pura ansiedade.
Tenho aprendido que não devemos considerar o excesso de ansiedade algo normal. Ela pode de maneira devastadora interferir em nossas atividades diárias.
Alguns Óleos que ajudam nas situações que descrevi:
🙂 Para ACALMAR: Abeto negro, Jasmim, Mandaria verde, Sândalo
🙂 ANTIDEPRESSIVO: Bergamota, Jasmim, Laranja amarga, Laranja Selvagem, Magnólia
🙂 ENERGIZANTE: Abeto Siberiano, Laranja Selvagem, Tangerina
🙂 ESTIMULANTE: Abedul, Abeto branco, Abeto de Douglas, Alecrim (uso com moderação para hipertensos), Arborvitae (Tuia)
🙂 REVIGORANTE: Hortelã-pimenta, Pimenta rosa
🙂 ANSIEDADE: dōTerra Serenity, dōTerra Adaptiv, Lavanda, dōTerra Peace, dōTerra Balance
🙂 Falta de CONFIANÇA: Bergamota, dōTerra Motivate, Patchuli, Jasmim, dōTerra Passion
🙂 ALERGIAS RESPIRATÓRIAS: Lavanda, Limão Siciliano, Hortelã-pimenta, Roman Chamomile, dōTerra Breath,
🙂 DESORIENTAÇÃO: Hortelã-pimenta, Olíbano, Alecrim, Abeto de Douglas, dōTerra Motivate
🙂 SANGRAMENTO NASAL: Sempre Viva, Gerânio, Mirra, Lavanda, dōTerra On Guard
Livro "Crie rotina e ganhe qualidade de vida" - Zuleica Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário