terça-feira, 21 de setembro de 2021

Climatério e menopausa não são sinônimos

 

Apesar destes termos serem utilizado como sinônimos, o climatério e a menopausa são dois fenômenos distintos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o climaté­rio corresponde ao período de transição entre a fase repro­dutiva e a fase não reprodutiva da vida da mulher.
Enquanto o homem espalha centenas de milhões de espermatozoides a cada ejaculação, a mulher investe toda a energia na produção de um único óvulo por mês. Todos os óvulos que produzirá terão sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no instante do nascimento.

Climatério é uma fase de limites imprecisos na vida feminina; compreende a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.

Menopausa, ao contrário, tem data para começar: a da última menstruação da vida.
A falta de estrogênio resseca e torna a pele mais fina, enrugada, menos elástica e as unhas frágeis. Os pelos pubianos e axilares se tornam mais ralos. O colágeno da derma mais profunda começa a ser perdido a uma velocidade média de 2% ao ano.

Uma pesquisa mostrou que a terapia hormonal para os sintomas da menopausa aumenta o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais logo no primeiro ano do uso de hormônios. Portanto os Óleos Essenciais são uma excelente alternativa natural para amenizar os sintomas.

 De cada quatro mulheres, pelo menos três experimentam sintomas desagradáveis no climatério. As ondas de calor resultantes de sintomas vasomotores são os mais típicos; estão presentes em 60% a 75% das mulheres. Surgem inesperadamente como crises de calor sufocante no tórax, pescoço e face, muitas vezes acompanhadas de rubor no rosto, sudorese, palpitações e ansiedade. As crises geralmente duram de um a cinco minutos e podem se repetir várias vezes por dia. 

As fases se dividem em:
PRÉ-MENOPAUSA
Geralmente, inicia-se após os 40 anos, com diminuição da fertilidade em mulheres com ciclos menstruais regulares ou com padrão menstrual similar ao ocorrido durante a vida re­produtiva;
PERIMENOPAUSA
Inicia dois anos antes da última menstruação e vai até um ano com ciclos menstruais irregulares e alterações en­dócrinas;
PÓS-MENOPAUSA
Começa um ano após o último período menstrual.
A ocorrência ou não dos sintomas e a sua intensidade variam entre as mulheres. Os principais sinais e sintomas característi­cos do período do climatério são:

SINTOMAS VASOMOTORES os fogachos ou ondas de calor, que podem ser acompanhados de palpitações, rubor na face, sudorese e ansiedade. Mani­festam-se principalmente no tronco, pescoço e face.

QUEDA DOS NÍVEIS HORMONAIS que é a diminuição da produção de estrogênio e progesterona, o que pode acarretar em alterações urogenitais.

Ainda fazem parte dos sintomas relacionados à queda dos níveis hormonais sexuais, mudanças na sexualidade. Isso acontece devido à diminuição da resposta à estimulação clitoriana, secura vaginal.

Para melhorar o sintomas,  algumas medidas que não envolvem o uso de medicamentos também são essenciais. 
São elas:
• Hábitos alimentares saudáveis;
• Prática de exercícios físicos regulares;
• Visitas regulares ao médico;

O período do climatério não deve ser considerado algo patológico e sim um período natural no qual as mulheres passam por importantes mudanças fisiológicas e ainda, psicológicas. Dessa forma, os sintomas que podem ser apresentados durante esta fase devem ser abordados com cuidado e respeito por parte da própria sociedade.


Para a mulher é preciso consciência de que se deve encarar este assunto de forma responsável, buscando sempre alternativas saudáveis para o alcance da melhora e manutenção da saúde e do bem-estar.

Evitar alimentos de digestão difícil, mais gordurosos, que possuem muitos aditivos e comidas industrializadas. Não se deve fazer refeições pesadas à noite e deve restringir café, bebidas alcoólicas e chocolate porque são estimulantes lembre-se todo alimento calórico aumenta o calor do organismo. Comidas muito condimentadas e excesso de sal também são prejudicias.

Os óleos essenciais são uma excelente alternativa natural para amenizar os sintomas.

Óleo essencial de SÁLVIA ESCLARÉIA - um estudo publicado pelo Journal of Phytotherapy Research mostrou que a inalação de óleo essencial de sálvia esclareia reduziu em 36% os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em mulheres, ao mesmo tempo em que melhorou os níveis de hormônio da tireoide. Níveis elevados de cortisol podem levar ao ganho de peso, depressão e muitos outros problemas. 

O óleo essencial de GERÂNIO é conhecido por ser calmante, revitalizante e desintoxicante. Ele pode ajudar a melhorar a pele seca, um dos sintomas da menopausa. Ele também é considerado um regulador poderoso dos níveis hormonais.

Óleo essencial de CAMOMILA - excelente para reduzir os sintomas de estresse e as ondas de calor da menopausa. Ao combinar o óleo essencial de camomila com o óleo essencial de sálvia esclaréia, você obtém benefícios múltiplos das duas plantas.
Um estudo britânico mostrou que a camomila melhora o humor e a qualidade do sono, fatores que também influenciam os níveis de estresse e depressão.

O óleo essencial de TOMILHO apresenta efeitos benéficos para os sistemas digestivo, respiratório, imunológico, nervoso e de outros órgãos. Para mulheres na menopausa, ele é excepcional, pois melhora os níveis hormonais e os sintomas da menopausa.

Uma forma excelente para usar estes óleos essenciais  para o tratamento natural da menopausa é fazer sinergias (misturas) de óleos essenciais nos difusores, basta aplicar uma gota de cada óleo essencial de sua preferência.

#tankemconstrucao
  • Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.



Fontes

"Óleos essenciais: alternativas no tratamento natural para menopausa - eCycle" https://www.ecycle.com.br/tratamento-natural-para-menopausa-oleos-essenciais/amp/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...