segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Já praticou a sabedoria do “copo meio cheio” ?



Diante de um leque de desafios, todos nós já recebemos um conselho bem intencionado para nos “mantermos positivos”. Quanto maior o desafio, maior as chances dessa "sabedoria do copo meio cheio” se tornar uma visão Poliana e irreal. É difícil encontrar motivação para focar em positividade quando a positividade nada mais parece do que um pensamento positivo. O verdadeiro obstáculo para a positividade é o nosso cérebro, programado para buscar e focar em ameaças. Esse mecanismo de sobrevivência serviu à humanidade quando éramos caçadores e coletores, vivendo todos os dias com a ameaça real de sermos assassinados por algo ou alguém próximo a nós.  

Separe fatos da ficção
O primeiro passo exige parar de falar de si de maneira negativa. Quanto mais você coloca pensamentos negativos para fora, mais força você dá a eles. Muita da nossa negatividade são apenas pensamentos, não fatos.  Quando você estiver acreditando nas vozes negativas da sua mente, é hora de parar e escrever. Literalmente para e escreva o que você está pensando. Uma vez que você estiver diminuindo o protagonismo dos pensamentos negativos, você ficará mais racional e com a mente mais aguçada para avaliar a veracidade deles. 
Avalie essas frases e veja se elas são factuais, esse mecanismo reproduz pessimismo e negatividade nas mentes e a tendência é buscar até acharmos uma ameaça. Essa ameaça amplia a percepção de que as coisas estão de mal a pior. Para ameaças cuja fuga envolve se esconder na florestas, esse mecanismo é eficaz. No entanto, quando a ameaça está no campo da imaginação e você passa dois meses convencido de que o projeto o qual você está trabalhando vai falhar, esse mecanismo deixa você com uma visão amarga da realidade que causa estragos na sua vida.

Mas preste atenção, muita atenção, talvez o excesso de pensamento negativos pode ser sintomas de depressão. 
A tristeza é uma emoção passageira. Embora seja considerada desagradável e muitos tentem evitá-la, é uma reação normal a diversas situações, como a morte de um ente querido, falhar em um projeto pessoal e terminar um relacionamento. As pessoas conseguem encontrar consolo na tristeza e aprender lições que as tornam mais fortes para encarar a vida. 

A depressão, por outro lado, não é passageira. Ela envolve as pessoas em desespero, apatia e desesperança. Elas passam a ignorar seus sentimentos (bons e ruins), transferir feridas emocionais para terceiros, não ter energia para concluir atividades comuns do dia a dia e tentar preencher o vazio interior com atividades ou elementos pouco saudáveis. 

Depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza profunda persistente e aversão a atividades. Pode afetar os pensamentos, comportamentos, sentimentos e o bem-estar de uma pessoa. 
As pessoas deprimidas podem sentir-se tristes, ansiosas, desesperadas, vazias, preocupadas, impotentes, inúteis, culpadas, irritadas, magoadas ou inquietas. Podem perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas, podem perder o apetite ou comer demais, apresentar problemas de concentração, dificuldade para lembrar detalhes ou tomar decisões e podem contemplar ou tentar o suicídio.

A depressão é diferente da tristeza, logo a ajuda do psicólogo e/ou psiquiatra é necessária, conversar com amigo é maravilhoso, mas para depressão é preciso ajuda médica. O psicólogo ajuda o paciente depressivo a compreender o seu papel no tratamento, incentivando-o a combater sintomas da depressão. Dessa maneira, ele entende que precisa se ajudar para combater a depressão, como curar ressentimentos antigos, combater o sedentarismo e ser mais assertivo em suas escolhas. 

Problemas de insônia, sono excessivo, fadiga, perda de energia, mudança na alimentação, sofrimento, dores ou problemas digestivos resistentes a tratamento também podem estar presentes. 

Pesquisas apontam que 4 pilares que ajudam muito no tratamento da doença
*EXERCÍCIO FÍSICO / *ALIMENTAÇÃO  / *ESPIRITUALIDADE  / *SONO 

Alguns Óleos essenciais indicados: 
Animadores - Alecrim,  Juniper Berry, Limão Siciliano, Mandarina Verde, Tangerina e Tomilho
Ansiolíticos - Gerânio, Hortelã-Verde, Manjericão, Patchouli, Turmeric, Serenity, Vetiver e Ylang-Ylang

#tankemconstrucao
  • Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...