quinta-feira, 7 de julho de 2022

15 milhões de brasileiros sofrem com a diabetes

 


A diabetes é uma enfermidade crônica causada pela falta ou má absorção de insulina, o que compromete o aproveitamento da glicose e aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Normalmente, o diagnóstico é feito com o exame de sangue, que inclui o teste de glicemia de jejum, para avaliar a quantidade de glicose no organismo.

Existem quatro tipos principais de diabetes, e as causas variam de acordo com cada um.

Tipo 1: é o tipo autoimune, em que a pessoa já nasce com ela, mas as causas não são conhecidas. O próprio sistema imunológico ataca as células do pâncreas (órgão responsável por produzir a insulina), e a glicose não é transportada corretamente, se acumulando no sangue.

Tipo 2:  tipo mais comum e pessoa vai adquirindo uma resistência à insulina ao longo da vida. A principal causa do tipo 2 são os hábitos não saudáveis, como má alimentação e falta de exercício físico.

Gestacional: acontece somente durante a gravidez e está relacionado com a produção de outros hormônios que bloqueiam a ação da insulina. Um aumento de peso muito grande da mãe aumenta as chances desse tipo aparecer.

Pré-diabetes:  quando o nível de açúcar no sangue está aumentando, mas não está alto o suficiente para definir o diagnóstico. A principal causa também são os maus hábitos, então ela é aviso para mudá-los e não deixar evoluir para a diabetes em si.

Fatores como obesidade, hipertensão, altos níveis de colesterol e triglicérides, alguns medicamentos e estresse são de risco para o desenvolvimento da diabetes. Além de má alimentação, excesso de alimentos industrializados ou com muito açúcar, falta de exercícios físicos.

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo, mas de forma genérica, os mais comuns são:

·         Vontade frequente de urinar
·         Sede exagerada e boca seca
·         Aumento da fome
·         Cansaço constante
·         Alterações na visão
·         Impotência sexual
·         Feridas na pele, que demoraram para cicatrizar
·         Problemas cardíacos e renais

Se a diabetes não for tratada corretamente, os níveis de açúcar podem ficar elevados por muito tempo e causar danos em diversos órgãos. 

Encontre apoio nos óleos essenciais para melhorar a qualidade de vida e gerenciar o diabetes, controlando a diabetes durante os dias de enfermidade, alcançando e mantendo um peso saudável, gerenciando o estresse e a saúde mental. Para prevenir ou retardar complicações de saúde se alimentando melhor bem, sendo fisicamente ativo

 

APOIO DA AROMATERAPIA

Os óleos essenciais são usados na medicina natural como aliados para aliviar vários sintomas e problemas de saúde. Seu uso, especialmente em aromaterapia, pode acelerar o período de recuperação de certas condições. E também podem ajudar a aliviar:

Cortes, arranhões e infecções Desequilíbrios hormonais Estados de estresse, tensão e ansiedade Problemas de sono.

Os óleos essenciais de HORTELÃ-PIMENTA, CAMOMILA ROMANA e LAVANDA podem ser benéficos para o tratamento da neuropatia em pessoas com diabetes. Embora sejam necessárias mais pesquisas para avaliar seus efeitos, riscos e benefícios, há aqueles que encontraram algum alívio neste tratamento.

Assim, por exemplo, nesse caso específico os óleos essenciais podem ser um bom complemento para o tratamento de neuropatia em pessoas com diabetes.

HORTELÃ-PIMENTA: possui um leve efeito analgésico que ajuda a reduzir a dor. Além disso, atua como relaxante muscular e favorece o alívio de problemas digestivos. Camomila romana: um estudo realizado em 2014 concluiu que esta planta pode ajudar no tratamento de distúrbios inflamatórios. Até ajuda a combater o estresse oxidativo. 

LAVANDA: conhecida por sua ação relaxante e analgésica, a lavanda é outro óleo essencial para tratar a neuropatia em pessoas com diabetes. Suas propriedades melhoram a qualidade do sono, relaxam os músculos e reduzem a dor.

Para alívio da dor, geralmente é usado topicamente, sempre diluído em um óleo vegetal como carreador, pode ser aquele que você tem na cozinha como coco ou azeite. Isso evita que o óleo essencial puro cause irritação na pele.

Para o estresse incluem: NEROLI, PETITGRAIN, MANDARINA VERDE, GERÂNIO, ROSA e MANJERONA.

O óleo essencial de CANELA pode ajudar a impulsionar a atividade cerebral e o estado de alerta.

Uma receita para massagem pode ser feita com a seguinte base:

massagem com o óleo de CANELA, desde que seja realizado um teste de sensibilidade com o paciente.

Para 30 ml de óleo vegetal de Semente de Uva
Adicionar 
04 gotas de óleo essencial de CANELA  
02 gotas de óleo essencial de LARANJA SELVAGEM  

Se você notar surtos, inchaço ou manchas vermelhas interrompa o uso. Em caso de gravidez, você deve consultar o médico antes de usá-los. 

#tankemconstrucao #aromaterapia  #oleosessenciais  #autocuidado

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse 

http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Se houver interesse em óleos da marca By Samia faça contato por e-mail tank.mluiza@gmail.com 

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes

Photo by Diabetesmagazijn.nl on Unsplash

https://albasaude.com.br/diabetes

https://recordtv.r7.com/oleos-essenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...