sexta-feira, 8 de julho de 2022

Crenças limitantes, corte este mal pela raiz


 Você não é seus pensamentos  

Quando perceber que seu humor está mudando, pergunte a si mesmo “o que está passando na minha cabeça?”, ou “qual imagem passou em minha mente agora?”, anote o mais rápido possível o pensamento ou imagem mental.

Quando uma pessoa alimenta a crença de que não é capaz de realizar algo, se torna prisioneira dessa ideia, deixando passar uma série de oportunidades porque, se acredita que não irá conseguir, é óbvio que não irá se sentir motivada a tentar. Assim, a inércia faz com que a frustração se torne um sentimento constante na vida de quem se permite aprisionar por pensamentos limitantes. Em grande parte dos casos, a sensação de incapacidade não tem embasamento na realidade, pois não houve sequer uma tentativa. E, quando há, é importante deixar claro que um fracasso inicial não precisa determinar toda uma trajetória. Para se certificar disso, basta procurar conhecer a história de pessoas de grande sucesso, todas elas precisaram enfrentar obstáculos e superar desafios para chegar onde estão hoje. Afinal, levar tombos faz parte do processo de aprender a andar.

Encontre a Origem das Crença

A expressão cortar o mal pela raiz é bastante verdadeira, pois uma transformação realmente acontece quando se busca a origem do problema. Dessa forma, é necessário mergulhar em suas memórias para entender o que fez com que essas ideias limitantes se formassem na sua mente. Para isso, feche os olhos, concentre-se nesse assunto e, sempre que se lembrar de uma situação que tenha relação com a crença em questão, reviva-a em detalhes, incluindo como se sentiu e as consequências. Faça anotações, pois esses registros irão te ajudar a organizar os pensamentos e entender melhor as origens deles.

As crenças determinam os resultados que obtemos na vida. Isso acontece porque elas impactam nossos pensamentos. Pensamentos interferem na qualidade de nossos sentimentos e estes impulsionam as nossas ações. Os resultados que temos são oriundos das qualidades de nossos comportamentos. Todo pensamento é uma forma de comunicação interna que dita a maneira que experimentamos o mundo. Se você está comunicando coisas negativas para si pode ter certeza que também está colhendo resultados muito abaixo dos que gostaria. A chave da mudança passa por uma modificação na sua comunicação.

Sua consciência é você - seu próprio eu Sua consciência cria os sentimentos Os sentimentos criam a verdade verdade é crença Os sentimentos são percebidos e memorizados durante todo o período de desenvolvimento do individuo. experiência, vivência.

A comunicação é o ponto chave para alterar o ciclo das crenças que nos impedem de criar uma vida com mais resultados e mais felicidade. A sua comunicação é composta por uma série de fatores: Aquilo que você fala Aquilo que você pensa A sua postura (fisiologia) Aquilo que você consome (informações) O script da sua vida/roteiro O conjunto da sua comunicação faz o seu cérebro produzir uma química (hormônios, neurotransmissores, neuropeptídios) que vai para sua corrente sanguínea e alteram o seu estado emocional.

• Autoconhecimento emocional 

• Controle emocional 

• Automotivação 

• Empatia 

• Desenvolverrelacionamentos interpessoais (habilidades sociais) 

O "controle" das emoções e sentimentos, com o intuito de conseguir atingir algum objetivo, atualmente, pode ser considerado com um dos principais trunfos para o sucesso pessoal e profissional. Por exemplo, uma pessoa que consegue se concentrar no trabalho e finalizar todas as suas tarefas e obrigações, mesmo se sentido triste, ansiosa ou aborrecida.

FATORES QUE PODEM ATRAPALHAR 

VITIMIZAÇÃO - ao entrar em um processo de vitimização dizemos que essa pessoa perdeu o protagonismo. Ele atrai apenas mais motivos para você ser uma vítima. Na posição de vitimismo a pessoa:

• está sempre criticando 
• está sempre justificando o fato de não ter o que deseja 
• está sempre buscando culpados para sua falta de resultados
Quando você adquire auto responsabilidade, percebe que tudo o que acontece na sua vida é culpa sua,  foram as suas ações ou falta de ação que te trouxeram até este ponto. P

PREPOTÊNCIA - ela caminha de mãos dadas com a arrogância, a vaidade e a autossuficiência. Geralmente ela aparece em frases como “Eu já sei disso” ou “Isso é óbvio!”. 
Quando você diz que já sabe de algo, o seu cérebro se fecha para qualquer novo aprendizado relacionado aquilo. E, na maior parte das vezes, a pessoa que tem uma postura de prepotência tem resultados limitados. Logo, ela não sabe, se soubesse teria resultados diferentes. 
O óbvio resolve a maior parte de todos os problemas que as pessoas enfrentam. Porém elas estão ocupadas demais buscando uma solução complexa. 

ORGULHO - este age na defensiva, constantemente ataca ferozmente quando se sente ameaçado. Muitas vezes faz isso para não passar novamente por um sofrimento que vivenciou no passado. Deixando a humildade de lado, se fecham para aprender o que é necessário fazer para mudar de vida. 

CRÍTICAS - um subproduto da vitimização, causam um enorme estrago. Uma vida excessiva em críticas afasta as pessoas que mais amamos. Além disso, como você verá, a crítica produz uma química tóxica em nosso organismo, por meio dos hormônios que nosso cérebro ativa quando estamos numa postura de vitimismo. Muitas vezes as críticas vêm acompanhadas de desculpas. A verdade é que: ou você tem desculpas ou resultados, mas nunca os dois ao mesmo tempo.

Para haver mudanças significativas é preciso "olhar além" das nossas "verdades", eliminar os "julgamentos " e "buscar perceber" e perceber-se * Olhar além questione seus pensamentos, verifique se são baseados na realidade ou na verdade, verifique se há justificativas reais para estes pensamentos * Verdade - criada pelos sentimento ou seja, é um conceito construído a partir das experiências, vivencias e aprendizados individuais. não há verdade absoluta nem certa * Julgamentos- conceitos analisados de acordo com minha verdade, por isso o julgamento ´´e limitante. Quando julgamos limitamos o desenvolvimento Buscar Perceber - o movimento da vida, a natureza, a rotina, o corpo, os sentimentos, as emoções, a individualidade de cada um, seus limites, suas limitações, as diferenças, as igualdades, busque se perceber como ser único. Estamos sempre criando expectativas, na maioria dos casos acabamos diminuindo a expectativa voltando para a realidade, a verdade que as expectativas são todas nossas, são pessoais. Esperamos que as coisas aconteçam de forma que nos proporcione alguma satisfação.
Compreenda que decidimos quais sentimentos alimentar, portanto, faça boas escolhas, Não deixe os acontecimentos, momentos, ou circunstancias determinar seus sentimentos. 
Texto de @psizusena

Alguns óleos essenciais tem poder de ação saudável para saúde do cérebro: 
Agitação: CAMOMILA, CANELA, GENGIBRE, LAVANDA, LIMÃO, OLÍBANO,PATCHOULI Antidepressivo: CITRONELA, TANGERINA 
Concentração: LIMÃO SICILIANO, MANJERICÃO, PATCHOULI, VETIVER, YLANG-YLANG 
Estresse e aflição: CAPIM LIMÃO, GRAPEFRUIT, LARANJA, LAVANDA, MANDARINA VERDE, OLÍBANO 
Humor: BERGAMOTA, LARANJA SELVAGEM e HORTELÃ-PIMENTA 
Medo: ALECRIM, CEDRO, GERÂNIO, MELALEUCA, ROSA 
Memória: ALECRIM, BERGAMOTA, LIMÃO 

#tankemconstrucao #aromaterapia #oleosessenciais #psicoaromaterapia

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse 

http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Se houver interesse em óleos da marca By Samia faça contato por e-mail tank.mluiza@gmail.com 

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes

Photo by Zach Reiner on Unsplash

Terapia Cognitivo Comportamental: Chegou a hora da mudança Crenças Limitantes nunca mais. Zuleica T. Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...