Respirar bem melhora a capacidade funcional dos pulmões
A forma como você respira afeta sua frequência cardíaca, pressão arterial, resposta ao estresse e até mesmo o estado do seu cérebro. Há uma forte relação entre a influência das emoções e da respiração nas alterações autonômicas do corpo. Nosso organismo é capaz de refletir diferentes respostas frente a estímulos externos e experiências. Observe como seu corpo reage às notícias boas e ruins, perceba cada sensação, e entenda que a forma que você respira reflete seu estado interno —muito antes de você ter consciência do que aconteceu.
Quando você entende o poder de sua respiração, pode melhorar seu padrão de respiração para mais lento e com foco em “descansar e restaurar” seu sistema nervoso, ajudar a se acalmar, aumentar sua concentração e dormir melhor.
A respiração é uma força poderosa – sem ela, não há vida, a qualidade da sua respiração afeta diretamente a sua qualidade de vida. Ela desempenha um papel vital em como você pensa, sente, descansa e se recupera, e ainda afeta sua postura e seus movimentos.
A respiração é normalmente considerada automática. Isso porque faz parte do nosso sistema nervoso autônomo, o que significa que não precisamos pensar sobre isso para que aconteça, como a digestão ou a circulação. O processo metabólico da respiração, que fornece oxigênio a todos os tecidos do corpo e remove o dióxido de carbono, é involuntário.
Mas o ato de respirar, o padrão de movimento que alimenta a respiração, é um movimento voluntário que você pode controlar à vontade. E por causa do papel primordial da respiração em mantê-lo vivo, a qualidade de sua respiração pode impactar todos os outros sistemas do corpo. Isso significa que você tem o poder de usar ativamente sua respiração para afetar positivamente sua saúde e seu bem-estar em muitos níveis.
Em um mundo perfeito, todos aprenderíamos a respirar corretamente, praticaríamos alguma atividade física, teríamos uma alimentação saudável, viveríamos de forma ecologicamente correta adquirindo produtos que não fazem testes em animais nem agridem o meio ambiente.
Porém, a realidade é completamente diferente e a verdade é que ´não é fácil nos manter 100% saudáveis.
Eu faço parte da parcela da população que vive neste planeta sofrendo de rinite, nariz entupido, respiração ofegante. Morando no Rio de Janeiro, no verão a sensação de 45º graus ao caminhar na rua é massacrante. Entra no metrô, as lentes dos óculos embaçam, a temperatura ambiente parece estar 15º graus. Você passa alguns minutos lá dentro, o suor do corpo já evaporou porem se a sua roupa ficou molhada com ele você começa a se sentir congelado, chegou o seu destino e quando sai do vagão a volta a sauna, alguns minutos e você chega ao escritório. Lá não é muito diferente, ninguém quer passar calor em então ar condicionado no mínimo e se você senta próximo ou pior, embaixo de uma saída de ventilação prepare-se para a sinusite.
Eu já vivi tudo isso e morri de medo de ser infectada pela Covid 19. Mas, os meses de quarentena, pegando sol apenas um dia na semana e o medo que me fazia fechar meus pulmões sem perceber me trouxeram de presente uma ASMA. Falta alguma coisa nesta lista de alergias?
A minha consciência começou a me incomodar e eu me questionava se minhas origens são completamente tribais, por qual motivo estava me cuidando com corticoides ao invés de buscar minha cura na natureza?
Os exercícios respiratórios ajudam na prevenção de doenças, infecções pulmonares e, principalmente, nas sequelas pós-Covid-19, a médica a pneumologista me prescreveu natação.
Maravilhosa, eu não tinha folego nas primeiras aulas mas só melhorei conforme frequentava as aulas.
Mas de nada adianta se não cuidar da mente. A respiração também tem relação com o estado emocional
Desse modo, se o que sentimos reflete no ritmo respiratório, como uma respiração mais acelerada num momento de tensão, é possível também controlar inspiração e expiração para induzir a calma.
É importante promover a respiração consciente, uma vez que as células corporais necessitam de oxigênio e precisam limpar o dióxido de carbono. Neste processo, chamado de hematose, os pulmões são os órgãos responsáveis pela troca gasosa. É possível treinar exercícios respiratórios, na inspiração pelo nariz: encha os pulmões, não apenas o tórax, mas também o abdômen, pois nas bases pulmonares têm muito mais alvéolos e capilares sanguíneos que irão aumentar a troca gasosa.
Exercite a sua fé, faça uma Yoga mesmo que seja pelo Youtube, leia o que te trouxer prazer, acredite que não há mal que sempre dure e nem bem que nunca se acabe. A vida é feita de ciclos
Nenhum comentário:
Postar um comentário