ÓLEO DE OLIVA usado como um hidratante tem propriedades hidrófilas que formam uma camada protetora sobre a pele
A origem do azeite segundo a mitologia grega tem diferentes versões, mas todas elas mostram a importância da oliveira para práticas religiosas, atividades esportivas, usos medicinais e gastronômicas.
A oliveira é uma planta milenar considerada símbolo de paz, sabedoria e prosperidade.
A mitologia e a história se misturam quando o assunto é a fundação da cidade de Atenas e a importância da oliveira na Grécia Antiga. Baseada em uma origem mitológica, a oliveira passou a ser considerada uma árvore sagrada. Na Grécia Antiga, os campeões dos Jogos Olímpicos eram coroados com grinaldas de ramos de oliveira. A árvore representava o símbolo de poder, vitória, paz e sabedoria. As mulheres que desejavam ser mães, para passar por uma gestação tranquila e abençoada, deviam ficar sentadas sob a sombra de uma oliveira. Os gregos usavam o azeite em cerimônias religiosas e em rituais. Ele era usado para abençoar a cabeça dos reis, dos nobres, dos cardeais e de soldados vitoriosos. Nas Olimpíadas, o azeite era passado em todos os participantes da competição durante a celebração dos jogos.
O azeite na Bíblia Cristã simboliza a presença de Deus. O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes. Com propriedade medicinais, o óleo de oliva era utilizado na limpeza e cicatrização de feridas. O azeite também era base da maioria das receitas culinárias da época e servia de combustível para manter as lâmpadas acessas. Os pastores ungiam as cabeças das ovelhas com azeite afim de protege-las contra os insetos. Tanto a oliveira quanto o seu fruto - que dá o azeite - tem um papel importante em toda Bíblia e aponta para a cobertura do Espírito Santo na nossa vida.
Óleo de Oliva previne Doenças Cardíaca
Os Ácidos gordos monoinsaturados presentes no Azeite de Oliva ajudam na redução do colesterol mau (LDL) no corpo, reduzindo assim o bloqueio de artérias e formação praga. Ele também ajuda na redução da coagulação do sangue.
É também uma boa fonte de antioxidantes como fenóis e Vitamina E que por sua vez ajudam a manter o coração forte e funcionando corretamente.
Rico em Omega-3, auxilia na prevenção do câncer e a reduzir a taxa de crescimento de células cancerígenas. Além disso, também é rico em antioxidantes e vitaminas que ajudam na redução da mutação de células e também evita que os radicais livres ataquem o DNA.
Benefícios do Óleo de Oliva Para Cérebro: A perda de memória é comum depois de uma certa idade. A Presença de gorduras monoinsaturadas no Azeite de Oliva ajudam a diminuir as chances de déficit cognitivo. É recomendado o consumo de 3 colheres de sopa de Azeite de Oliva diariamente. Ele contém a substância oleocantal, que ajuda a reduzir o risco de Alzheimer.
Para Pele, o Azeite extra virgem é benéfico por possuir vários antioxidantes, como Vitamina A e Vitamina E, que ajudam na luta contra os radicais livres que danifica as células da pele. Eles têm propriedades anti-inflamatórias e podem reduzir rugas e o envelhecimento precoce da pele. O óleo carreador deve ser puro, portanto, o azeite extra-virgem é a variedade preferida para aromaterapia e preparações para cuidados com a pele. Mas seu aroma pode interferir no aroma de alguns óleos essenciais.
Usos: é rico em ácidos graxos e esteróis vegetais, o que o torna ótimo para limpar e hidratar a pele seca. Use o azeite como um óleo carreador para massagem, produtos de limpeza facial, cuidados com os cabelos e sabonetes caseiros.
Ajuda no Crescimento do Cabelo, utilizado nos cabelos secos e no tratamento do couro cabeludo, ele mostrou ser eficaz contra as pontas duplas e a Caspa. A Massagem com óleo de oliva ajuda a acelerar o crescimento do cabelo e ainda deixam mais brilhante e macio.
Fontes
Photo by Roberta Sorge on Unsplash
http://blog.verdelouroazeites.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário