O envelhecimento da pele é um processo natural e que expressa todas as nossas experiências e vivências ao longo de nossa jornada.
Porém, embora esse processo seja decorrente do tempo cronológico, o envelhecimento precoce é difícil de lidar. Ele é ocasionado por fatores ambientais e emocionais que experienciamos.
A poluição, os produtos que passamos na pele, a forma como nos alimentamos, o estresse, a agitação do dia-a-dia e tantos outros fatores acabam por fazer com que a pele avance sobre o tempo e ganhe marcas de expressão, manchas, ressecamento, enrugamento, lesões e doenças de pele.
Para amenizarmos esse processo, acabamos por consumir e passar na pele cosméticos que acabam prejudicando-a ainda mais, já que muitos produtos afetam a barreira de proteção natural da pele, prejudicam a sua hidratação, desequilibram a sua microbiota e ainda são compostas por substâncias muitas vezes tóxicas e até cancerígenas.
Devido a esses fatores, novas soluções estão sendo buscadas. E ainda que estas novas soluções sejam antigas formas usadas há muito tempo, mais e mais estudos científicos vem para nos mostrar que a natureza há eras já nos traz as respostas que buscamos.
Em um estudo de 2011, pesquisadores, por meio da análise de diversos outros estudos científicos fizeram um levantamento dos compostos químicos contidos em extratos, óleos essenciais e óleos vegetais que são capazes de cuidar e evitar o envelhecimento precoce da pele, sem que causem com isso efeitos colaterais e danos à saúde de seus consumidores.
Segundo os autores, o envelhecimento precoce da pele é desencadeado por diversas reações provocadas pela exposição da pele a diversos agressores como, os descritos anteriormente, destacando aqui poluição, alimentação inadequada, os raios ultravioletas e o estresse contínuo e constante que vivemos.
Esses agressores ocasionam basicamente a oxidação das células, o que acarreta alterações em todo o nosso corpo, com ênfase à diminuição dos níveis de elastina e colágeno da pele, proteína fundamental para a sua estrutura e para a sua firmeza.
Por outro lado, os autores mostram que compostos químicos contidos nas plantas e em seus óleos essenciais e vegetais são capazes de atuar contra o envelhecimento precoce da pele, seja agindo como antioxidantes e impedindo a oxidação das células, seja atuando na síntese de colágeno, diminuição das manchas da pele e etc. Tudo isso sem causarem efeitos colaterais.
Assim, o estudo apresenta mais de dez compostos químicos que contribuem para o antienvelhecimento da pele, cabendo destacar alguns como: o ácido oléico, contido no óleo vegetal de Amêndoas Doce, capaz de reduzir as mudanças degradativas da pele, quando exposta aos raios ultravioletas; o ácido boswélico, presente na óleo OLÍBANO, que além das propriedades anti inflamatórias, atua como imunomodulador e na redução de manchas; e o limoneno, presente no óleo essencial de LARANJA DOCE, apresentando também propriedades anti inflamatórias, mas também atuando na prevenção do início e do progresso de câncer de pele.
Os autores ainda enfatizam a importância do uso desses compostos químicos nas formulações que usamos em nossa pele e apresentam algumas espécies de plantas que os compõem. OE de LARANJA DOCE auxilia estados de tristeza e depressão. Seu aroma remete a alegria de uma criança, suave e desprendida. Casos de estresse, insônia e ansiedade podem ser administrados com o seu uso. Não é indicado utilizar esse óleo na pele e se expor ao sol.
Manter fora do alcance de crianças;
Pessoas com pressão baixa (hipotensas) podem sentir desconforto;
Alguns componentes naturais contidos neste Óleo Essencial podem apresentar risco de alergia em algumas pessoas sensíveis quando o óleo é ministrado em uma composição cosmética,
#tankemconstrucao #oleosessenciais #aromaterapia #autocuidado
Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar óleos essenciais.
Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário