ANTIOXIDANTES são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. Eles também podem favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, entre outras. Inibem a oxidação e neutralizam a deterioração dos organismos vivos atrasando e até de inibindo a oxidação celular, que é um processo natural que acontece em nosso corpo, e de auxiliar na regulação de radicais livres.
Ervas, especiarias e até cacau e café também contêm essas substâncias que fazem bem ao organismo, o que significa que não é apenas no almoço e no jantar que elas podem estar presentes na dieta.
Na figura você tem alguns exemplos de alimentos dos principais antioxidantes que são fontes dessas substâncias.
É preciso ter cautela quando o assunto é o consumo dos antioxidantes. Isso porque os radicais livres, que são seus alvos, também têm o seu papel. Além de colaborar com as defesas do organismo contra infecções, eles ajudam na conversão das células de gordura em músculos.
Garantir o seu consumo de forma natural é o mais indicado, evitando o consumo abusivo de suplementos. Além de manter uma alimentação equilibrada e contar com a orientação de um profissional de saúde.
A ação antioxidante dos ÓLEOS ESSENCIAIS tem adquirido uma grande relevância, pois essas substâncias com potencial antioxidante são capazes de retardar os efeitos deletérios das espécies radicalares ao organismo. Eles
são uma fonte promissora de produtos naturais com potencial de fundamental relevância para saúde, o que corrobora com pesquisas sobre os antioxidantes naturais, a fim de neutralizar as ações oxidativas de espécies radicalares ao organismo.
Listo aqui os benefícios de alguns:
🍃ALECRIM, usado como conservante na indústria de alimentos devido às suas atividades antioxidante e antimicrobiana
🍂ERVA-DOCE, tradicionalmente, suas sementes são usadas com função anti-inflamatório, analgésico, carminativo, agentes diuréticos e antiespasmódicos. Recentemente, surgiu um interesse considerável nas atividades e no potencial antioxidante e antimicrobiano
🍃LAVANDA em óleo essencial exibe a atividade antioxidante mais forte contra a peroxidação lipídica em um sistema modelo de ácido linoléico e ampla atividade contra bactérias. Pode ser utilizado como potencial medicamento no tratamento da rinite
🍂CAPIM-LIMÃO e o seu constituinte majoritário citral apresentaram atividade antioxidante
🍃GERÂNIO, um dos melhores óleos para a pele por auxiliar na abertura dos poros e na limpeza com óleos
Possui significativa atividade antioxidante e antiviral. Os extratos de raiz são usados na medicina tradicional para tratar distúrbios gastrointestinais, infecções e condições inflamatórias. Também é frequentemente usado na medicina popular para o tratamento de doenças eruptivas, doenças de pele e como banho desinfetante e cataplasma para a área afetada.
🍂MANJERONA, suas propriedades químicas oferecem um relaxamento profundo. Por ser um forte sedativo é frequentemente utilizado em casos de distúrbios do sono, além de diminuir o stress e controlar a irritabilidade. Capaz de inibir diversas bactérias e fungos patogênicos, tem ação revitalizadora na pele, diminuindo a inflamação, escoriações, além de acalmar a coceira em caso de alergias e picadas de insetos. Promove a cicatrização.
🍃🍂
Também possuem qualidades antioxidantes:
CANELA, CRAVO, COENTRO, GENGIBRE, LIMÃO, LIMÃO-SICILIANO, MELISSA, NARDO, OLÍBANO, TOMILHO
#tankemconstrucao #oleosessenciais #aromaterapia #autocuidado
Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar óleos essenciais.
Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário