Tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo.
Há dois tipos de tosse: a seca e a produtiva. É a presença ou não de muco que estabelece a diferença. Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. É importante avaliar se a tosse é realmente seca, ou se a secreção não flui por desidratação ou tratamento incorreto.
O fumo é a principal causa, porque aumenta o volume de muco produzido pelos brônquios; causa irritação física e química das mucosas; destrói os cílios que cobrem o revestimento interno dos brônquios; facilita o acúmulo de material estranho às vias aéreas.
Outras causas importantes são a sinusite, principalmente em crianças, a síndrome do gotejamento pós-nasal, a asma, o refluxo gastroesofágico, infecções respiratórias, bronquite crônica e medicamentos para controle da hipertensão.
Além do exame clínico e do levantamento do histórico do paciente, alguns exames de laboratório e de imagem podem ser absolutamente necessários.
Outro dado importante para o diagnóstico é o aspecto da secreção da tosse produtiva. Quando é aquosa e clara, está geralmente associada a alergias, infecções virais das vias respiratórias superiores, asma ou irritações provocadas pelo fumo.
O tratamento bem-sucedido depende diretamente de que o diagnóstico seja bem estabelecido e a causa inteiramente determinada.
- Beba bastante água. A água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios;
- Dê preferência aos líquidos quentes, que costumam trazer alívio sintomático, como os chás de nossas avós: chá com limão e mel, de camomila, erva cidreira, erva doce, entre outros. Chá-preto e chá-mate devem ser evitados por causa do alto teor de cafeína;
- Mantenha a cabeça elevada à noite, usando travesseiros extras ou levantando a cabeceira da cama com calços;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Aumente o teor de umidade do ar com umidificadores ou vaporizadores. Tome banhos quentes prolongados para respirar bastante vapor
Os óleos essenciais podem servir como apoio antitussígeno porém, sempre consulte um médico para verificar o motivo da tosse. A tosse pode ser sintoma de muitas doenças bastante variadas, do resfriado comum ao câncer de pulmão. Por isso, é sempre importante investigar a causa. Para combater a tosse, alguns dos óleos essenciais com maior comprovação científica Vamos conhecer de alguns deles de melhor benefício:
Eucalipto;
Hortelã-pimenta;
Melaleuca
Tomilho;
Alecrim
Lavanda;
Orégano.
Esta terapia pode ser usada para complementar o tratamento médico porque, além de tratar a tosse e acalmar as vias respiratórias superiores, tem também um efeito anti-séptico, impedindo o desenvolvimento de vírus e bactérias nos pulmões, que podem evoluir para uma pneumonia, por exemplo.
Para aproveitar as propriedades medicinais presente em cada planta pode-se adotar as seguintes estratégias:
INALAÇÃO
Fazer inalações pingando uma gota na palma da mão, esfregar, colocar as 2 mãos em forma de concha na frente do rosto e inalar devagar por 20 segundos. As partículas do óleo entrarem em contato direto com a mucosa do pulmão, também conseguem chegar rapidamente no cérebro, levando o corpo a se re-equilibrar.
De início, deve-se fazer 3 a 5 inalações, 10 vezes por dia, 1 depois ir aumentando até as 10 inalações, 10 vezes por dia. Antes de dormir, também se pode fazer 10 minutos de inalação, especialmente se a tosse estiver interrompendo o sono.
DIFUNDIR
Pingar em difusor aromático 6 gotas de qualquer um dos óleos citados e deixar o vapor agir a noite toda no quarto
USO TÓPICO
Aplicar 1 gota em cada uma das solas dos pés massageando antes de dormir
#tankemconstrucao #oleosessenciais #aromaterapia #autocuidado
Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar óleos essenciais.
Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário