sexta-feira, 4 de março de 2022

Faxina no cérebro com aromaterapia


CABEÇA LEVE, FLUI. 
❤  LEVE, FLUTUA. 
RESTAURE SEU FOCO. 
CONCENTRE-SE

Arrumar os pensamentos, varrer as ansiedades ruins, esvaziar todas as gavetas de coisas que não deveriam estar guardadas.
Purificar os pensamentos tira um peso enorme do corpo, abre espaço para novas coisas.
Procure sua calma e ouça a voz límpida e cheia de sabedoria dentro de sua consciência.
Gavetas limpas são ambientes puros, prontos a receber novas perspectivas, aprender mais, buscar novas soluções, atrever-se a tentar o que ainda não havia tentado.
A Dra. Jodi Cohen, autora do livro Óleos essenciais para tonificar o cérebro escreve:
“Assim como os outros órgãos, o cérebro precisa fazer uma faxina regularmente, eliminar detritos celulares, resíduos metabólicos e acúmulos tóxicos. Esse esforço de detoxificação só pode acontecer durante o sono. Um sono reparador é indispensável para a saúde. Isso significa adormecer e permanecer dormindo durante pelo menos oito horas por noite, acordar bem descansado e ser capaz de lembrar dos seus sonhos.
Quem deseja ter resultados saudáveis na vida precisa mudar pensamentos e hábitos. Além disso,  buscar com determinação, equilibrar o emocional, desapegar de crenças e padrões de comportamentos e sentimentos tóxicos.
E ter paciência,  mudança é um processo, o importante é não desistir nos primeiros passos. 

Sua capacidade de adormecer está relacionada aos ciclos de sono-vigília, conhecidos como ritmo circadiano. Sua glândula pineal, localizada no centro do cérebro, reage a esses ciclos liberando melatonina, um hormônio que o prepara para o sono e também detoxifica seu corpo e seu cérebro. A deficiência de melatonina está quase sempre relacionada a doenças crônicas porque sem melatonina o cérebro não consegue se detoxificar, regenerar e curar. A diminuição na produção de melatonina é frequentemente detectada em pacientes com doenças neurodegenerativas, como as de Alzheimer e Parkinson.
Os óleos essenciais podem ser utilizados para curar a glândula pineal e acionar a liberação natural de melatonina, o que ajuda o cérebro a detoxificar e continuar produzindo melatonina por conta própria.”
O uso à noite pode melhorar a liberação de melatonina (hormônio do sono) e induzir ondas delta no cérebro, produzidas enquanto dormimos.
Pode ser empregado em difusores de ambiente (6-12 gotas), nas mãos para inalação (2-3 gotas), debaixo do travesseiro (1 gotinha), difusores pessoais (1-2 gotas), ou ainda em óleos de massagem (2-3%).

Estude e conheça um pouco sobre as propriedades de alguns óleos essenciais, encorajo você a cria suas sinergias.

SÂNDALO-AMYRIS - muito utilizado para meditação e relaxamento. Tem sido usado através dos séculos pois traz calma e promove quietude interior. Ajuda a aliviar o estresse, desperta a determinação e a autoconfiança. Favorece inspiração e criatividade. É rico em beta-eudesmol, uma molécula promissora em potencializar a função neuronal. O beta-eudesmol demonstrou em pesquisas, a capacidade de induzir a formação de novos axônios com consequente melhoria sináptica, além de estimular a formação de neurônios ativos por uma ação sobre células tronco pré-neurais. Esse efeito à noite é muito positivo para a neuroplasticidade cerebral, motivo estratégico de termos esse óleo essencial em nossa formulação.

CAMARÁ - é uma plantinha muito comum nas matas brasileiras, que encanta por suas flores multicoloridas. Seu óleo essencial demonstrou potencial sedativo benéfico em condições de ansiedade, insônia e hiperatividade. Muitas pessoas que utilizam esse óleo essencial relatam noites com maior intensidade de sonhos.
O camará possui folhas ásperas e secas, com intuito de defesa, retenção hídrica e proteção. Ao mesmo tempo, conquista e seduz abelhas com suas lindas e românticas flores multicoloridas e perfumadas. Possui o poder de domínio em grupo, pois onde cresce tende a se sobrepor a outras plantas, ampliando-se grupalmente sobre toda a área.
Conhecido como calmante do sistema nervoso por eliminar as tensões diárias e favorecer o sono. Também empregado como anti-inflamatório aliviando as dores reumáticas e artríticas. Associa propriedades úteis em cólicas, dores e inflamações.
As populações das Antilhas e América do Sul usam suas folhas frescas como antibacteriano, por suas características antigripais e mucolíticas.           
Possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e antifúngicas.
Propriedades cosméticas: É um potente regenerador celular, cicatrizante (queimaduras e cortes) e rejuvenescedor quando empregado em cosméticos.
Útil na drenagem linfática e problemas circulatórios

Uma boa dica é associar no borrifador, ou difusor aromático o YLANG-YLANG, TANGERINA e CAMARÁ, o que cria um perfeito sinergismo para a harmonia de grupos, trabalhando motivação, alegria, o pensar no outro, abertura, vontade de crescimento e flexibilidade. 

CAMOMILA-ROMANA - muito apreciada por suas qualidades calmantes, ansiolíticas e benéficas em condições de depressão. Em um estudo demonstrou potencial de, não só reduzir a ansiedade, mas melhorar a qualidade do sono de pessoas com fortes dores ocasionadas por queimaduras.
“A camomila é como um abraço gentil e amoroso de uma avó. Equilibra a energia entre Espírito e Matéria. Transmuta sentimentos de autodepreciação em sentimentos de autossatisfação e amor-próprio”.

LAVANDA - um dos óleos mais importantes para uso com finalidades calmantes e sedativas. Um estudo observou que após sua inalação, as ondas alfa no estágio de vigília foram reduzidas, enquanto as ondas delta no estado de sono, aumentaram. Além disso, o óleo de lavanda foi capaz de estimular a liberação de melatonina, o hormônio que favorece o sono.
Certos óleos essenciais, como este, podem se ligar aos receptores celulares que recebem o neurotransmissor calmante do corpo chamado GABA (ácido gama-aminobutírico), para ajudar a equilibrar o nível de inibição e excitação do cérebro que é vital para a função cerebral normal e um sistema nervoso saudável. Além disso, o linalol, um ingrediente ativo do óleo de lavanda-verdadeira, demonstrou modular a transmissão de GABA no cérebro ao ativar os receptores de GABA e bloquear os sinais cerebrais que ativam a resposta ao estresse. Isso acalma o sistema nervoso, o que também se reflete na qualidade do sono.

HORTELÃ-BERGAMOTA - é um tipo de hortelã do norte da Índia, possui um óleo essencial muito parecido com a lavanda, apresentando assim, propriedades calmantes em comum. Ela possui alto teor de linalol, princípio ativo que mostrou efeitos benéficos na perda de memória e nas alterações comportamentais induzidas pela privação do sono REM por meio da regulação dos níveis de serotonina.
Ele não possui mentol, mentona ou carvona, propriedades típicas das demais hortelãs. O seu aroma é doce, cítrico e floral muito próximo ao da lavanda, óleo do qual também se assemelha em indicações terapêuticas.

PROPRIEDADES:
- Imunoestimulante
- Analgésico, indicado para dores de cabeça
- Anti-inflamatório
- Digestivo
- Citofilático. Indicado para pós barba e pós depilatório
- Cicatrizante e regenerador celular
- Antibacteriano
- Rejuvenescedor

- Sedativo, indicado para insônia e distúrbios do sono
- Ansiolítico
- Relaxante do sistema nervoso central, indicado para estresse, tensão nervosa, ansiedade, fadiga mental
- Facilitador da meditação e introspecção.

#tankemconstrucao #oleosessenciais #aromaterapia  #autocuidado 

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar óleos essenciais.

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes
Óleos essenciais para tonificar o cérebro (Ed. Laszlo)
Deborah Eidson, do livro Cura Vibracional, Ed. Laszlo
Conceição Trucom - O poder de cura do limão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...