AÇÃO PSICOLÓGICA DOS AROMAS
Cientistas especulam que o sistema olfativo evoluiu de forma separada, e anterior aos outros sistemas sensoriais. A tarefa de discriminar os odores, e organizá-los no imenso arquivo de cheiros em nosso cérebro, cabe a várias estruturas localizadas no sistema límbico (amígdalas, hipotálamos, hipocampos, córtex entorrinal, tálamos). A amígdala e o hipotálamo são responsáveis pelos aspectos emocionais e o córtex frontal pela discriminação e percepção consciente dos odores. O hipocampo e o córtex frontal, por sua vez, também respondem pela fixação de outros significados como o valor social e o contexto espaço-temporal em que a ação ocorre. O fato de todas essas regiões do cérebro estarem conectadas, faz com que o processamento do odor envolva tanto aspectos cognitivos quanto emocionais.Os benefícios da aromaterapia são físicos e mentais e sua eficiência está diretamente ligada à escolha correta da técnica e dos óleos essenciais que serão usados. O tratamento com os aromas é um complemento a outras terapias após uma avaliação física e psicológica a fim de descobrir quais são as necessidades de cada paciente. Além dos efeitos dos aromas na mente humana existem os efeitos fisiológicos dos óleos essenciais com suas propriedades bactericidas, antifúngicas etc. Estes óleos penetram na membrana celular e se dissolvem bem em nosso organismo. Centenas de remédios usados pela medicina tradicional possuem compostos extraídos de óleos essenciais como mentol e cânfora.
A Aromaterapia é uma técnica auxiliar aos tratamentos médicos. Ela visa o bem-estar do paciente por completo. Procure sempre um aromoterapeuta para lhe dar todas as indicações de forma correta e eficaz.
A pesquisa de psiconeuroimunologia demonstra que as emoções influenciam o funcionamento imunológico e que o estresse tem forte impacto negativo na imunidade do organismo. A aromaterapia é uma poderosa modalidade de tratamento a ser explorada para beneficiar as funções imunológicas da mente-corpo. Os óleos essenciais podem desempenhar um papel significativo de apoio à função imunológica e ao bem-estar, auxiliando na criação de estados de humor positivos e através da indução de uma resposta de relaxamento.
ÓLEOS ESSENCIAIS NO AUMENTO DA IMUNIDADE
Óleo essencial de PALMAROSA aumenta produção de anticorpos e o Óleo essencial de CRAVO podem aumentar a contagem de glóbulos brancos em imunodeprimidos. Óleo essencial de CRAVO teve a capacidade de aumentar a contagem total de glóbulos brancos nos camundongos, reduzida sensivelmente pela ciclofosfamida. De todos os óleos estudados até o momento, aqueles ricos em estragol, como o estragão, foram os mais potentes em aumentar a contagem de glóbulos brancos.
AÇÃO RELAXANTE E ANSIOLÍTICA
Óleo essencial de LAVANDA é tão eficaz quanto o uso de medicamento alopáticos. Todas as terapias e profissões que necessitem de reduzir a ansiedade do paciente, se beneficiam do uso dos óleos essenciais em consultório, na prática e no pós atendimento com o uso residencial dos aromas.
ÓLEOS ESSENCIAIS PARA CONCENTRAÇÂO (ESTUDO)
Óleo essencial de ALECRIM é um dos óleos essenciais mais famosos na aromaterapia para ajudar estudantes. Ocorre um aumento significativo na pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória após a inalação deste óleo (hipertensos portanto devem evitá-lo). Os indivíduos relataram se sentir mais ativos e com uma sensação de frescor. Análises de eletroencefalograma mostraram uma redução nas ondas alfa 1 (8-10.99 Hz) e alpha 2 (11-12.99 Hz). Por outro lado, houve um aumento das ondas beta (13-30 Hz) na região anterior do cérebro. Esses resultados confirmam os efeitos estimulantes do óleo e fornecem elementos de prova de que a atividade das ondas cerebrais, a atividade do sistema nervoso autônomo, bem como estados de humor são todos afetados pela inalação deste óleo essencial, que favorece a concentração e reduz o cansaço.
ÓLEOS ESSENCIAIS PARA A ESPIRITUALIDADE
Aspectos vibracionais dos óleos essenciais Bruce Tainio desenvolveu uma máquina capaz de medir a frequência de óleos essenciais, plantas, animais e do corpo humano. Em 1992, Bruce Tainio da Tainio Technology, uma divisão independente da Eastern State University em Cheny, Washington, construiu o primeiro monitor de frequências do mundo. Taino pode determinar que a frequência média de um corpo humano saudável durante o dia vai de 62 to 71 MHz. Quando a frequência cai, o sistema imunológico fica comprometido.
Frequência vibratória de alguns óleos essenciais:
•Rosa (Rosa damascena).............................320 MHz
•Lavanda (Lavendula angustifolia).................118 MHz
•Mirra (Commiphora myrrha)..........................105 MHz
•Junípero (Juníperus osteosperma)................98 MHz
•Sândalo (Santalum album)............................96 MHz
•Hortelã pimenta (Mentha peperita)................78 MHz
•Manjericão (Ocimum basilicum)......................52 MHz
CONFIRA ALGUNS ÓLEOS ESSENCIAIS E PARA QUE SERVEM:
- Alecrim – combate o cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares.
- Bergamota – combate o excesso de estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele e má digestão.
- Canela – combate o cansaço físico ou mental. Tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.
- Camomila – combate o excesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário. Não deve ser usado nos primeiros meses de gravidez.
- Copaíba – Excelente cicatrizante, combate infecções intestinais, gripes e resfriados. Ativa a circulação e reduz o estresse.
- Cardamomo - É analgésico e digestivo; promove bem-estar amenizando dores musculares e desconfortos digestivos. Também é eficiente contra frigidez, pois estimula o apetite sexual.
- Eucalipto – combate os problemas respiratórios, reumáticos, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular. Serve como repelente de insetos, assim como a citronela e também é bactericida.
- Erva-doce – Afrodisíaco, relaxante muscular, diurético, purgativo. Regula a TPM e o sistema digestivo. Não utilizar em crianças pequenas, pessoas com epilepsia, endometriose e câncer.
- Gerânio – Regula a disfunção hormonal na TPM e a menopausa. Atua, também, como calmante, antidepressivo e sedativo.
- Hortelã Pimenta – Alivia a dor de cabeça e a enxaqueca. Atua também como antisséptico, calmante e descongestionante. Não deve ser usado antes de dormir, durante a gravidez ou tratamentos homeopáticos.
- Jasmim - Um ótimo relaxante, tanto muscular como dos nervos. É capaz de provocar um estado de pleno controle, mas sem funcionar como sedativo. Se aplicado diretamente na pele, é um ótimo regenerador de peles maduras e secas. Não usar em caso de gravidez e epilepsia.
- Lavanda – combate o estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios. É também antidepressivo, regulador hormonal e calmante, regenera os tecidos e é um ótimo cicatrizante. Não deve ser usado na gravidez ou em caso de epilepsia.
- Limão – combate à falta de concentração, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, dor de cabeça, má digestão e febre.
- Manjericão – Combate aos males estomacais e digestivos. Melhora a memória, atua como sedativo e tonifica o Sistema Nervoso Central. Não deve ser usado na gravidez e nem em crianças menores de dez anos.
- Patchouli – Atua como anti-inflamatório, antisséptico, antibiótico, afrodisíaco, antidepressivo e calmante.
- Rosa - Indicado para tratamento antidepressivo e de falta de autoestima. Também promove melhoras em doenças ou distúrbios dos sistemas digestivo, nervoso e circulatório. Evitar durante os primeiros meses de gravidez.
- Sândalo – combate a dor no peito, excesso de estresse, tensão muscular, diminuição da libido. Atua, também, como antidepressivo, diurético e descongestionante.
- Tea Tree – Atua como bactericida, cicatrizante, expectorante, anti-inflamatório e antisséptico. É um dos poucos óleos que pode ser aplicados diretamente na pele. Faça o teste de sensibilidade antes de seu uso.
- Ylang-Ylang – Combate a ansiedade, excesso de estresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais e atua na redução do crescimento de pelos. Não deve ser usado por pessoas com a pressão baixa.
OS CANAIS ELETROMAGNÉTICOS NOS MERIDIANOS DE ACUPUNTURA - Em 1985, Pierre de Vernejoul, da Universidade de Paris, realizou um experimento definitivo e muito citado. Ele usou um marcador radioativo, tecnécio 99m, que ele injetou em cobaias nos pontos clássicos de acupuntura. Ele então usou uma câmera de imagem de radiação gama para rastrear o movimento subsequente do isótopo. Ele conseguiu mostrar que isótopo migrou ao longo das linhas de meridianos, viajando rapidamente: uma distância de 30 cm em 4-6 minutos.
Devido à sua alta frequência energética e por influenciar profundamente o emocional os óleos essenciais potencializam todo e qualquer tipo de tratamento energético com imposição de mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário