sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

ACESSOS DE IRA? Limpe o coração com apoio da AROMATERAPIA


O MEDO É AFASTADO QUANDO EXISTE 
AM💓R 

Todos sabemos que a tentativa de controle, o ciúmes e o sentimento de competição são frutos do sentimento de inferioridade. Competimos por coisas, por posições e por outras pessoas. Competimos porque acreditamos que aquilo que tanto queremos irá nos preencher.

A competição pode ser uma grande ARMADILHA que nos distancia da felicidade. 

A competição ou comparação é uma distração gerada pelo sentimento de inferioridade, da crença de que o outro é melhor do que do que você.

"Existe uma frase popular que diz que pessoas carentes não amam, fazem reféns. Um dos maiores vilões dos relacionamentos afetivos são as idealizações. As projeções que fazemos sobre os outros, como se elencássemos salvadores para o nosso coração, pessoas que irão curar todas as feridas que outras pessoas causaram. E o preço de tudo isso sempre é a liberdade do outro: a liberdade de ser quem ele é, para ser quem queremos que ele seja. Nesse jogo das projeções, expectativas e cobranças, o carente sempre acha que o parceiro deve atender as suas expectativas. Então vem as decepções, as desilusões, e a ideia de que o outro foi ingrato, quando na verdade ele foi apenas ele mesmo. O carente sempre se DOA DEMAIS, COBRA DEMAIS, para além do que são comportamentos sadios para um relacionamento. Muitas vezes deixa de viver a própria vida para VIVER A VIDA DO OUTRO, e espera que a pessoa faça o mesmo por ele. O AMOR não está nas projeções que fazemos sobre o outro, está quando enxergamos o outro para além das nossas expectativas e ilusões, conhecemos a sua realidade e mesmo assim escolhemos ficar. O AMOR não está no entendimento de que todo afeto real precisa ser NATURAL e RESPEITAR a essência que torna as pessoas quem elas são. O AMOR nunca é sobre possuir e controlar. O amor não é posse, É COMPARTILHAMENTO

Se alguém precisa se diminuir, se reprimir, se machucar para caber em uma relação, é porque ali não existe amor para permanecer.

O amor real não prende. Liberta!
(Alexandro Gruber - post do @meditehoje)"

Alimentação e segurança são necessidades básicas, mas o AM💓R é a emoção mais importante de todas e é tão importante receber  AM💓R quanto doá-lo, são impulsos muito poderosose exercem grande influência em nossas vidas. 
O hábito de competir por tudo pode se transformar em vício.
Alguns foram educados sendo  incentivados a competir, como se fosse um hábito saudável para aprender a produzir mais e melhor. Bem, pode funcionar a curto prazo e em determinadas situações, mas sua principal consequência é criar separação. Pois em geral, a competição é sustentada pelo próprio egoísmo, que se vê separado do resto, precisando se defender e conquistar para poder sobreviver, acreditando que não há o suficiente para todos.

Com quem e para que você compete tanto?
O que te falta na vida? O que acontece se você ganhar? E o que acontece se você perder?
O que mudaria se ao invés de competir você agir com cooperação?

Obviamente a reflexão e a decisão por uma mudança de atitude é individual, terapia pode ajudar bastante a enxergar de forma clara se você é ciumento e competitivo em um nível não saudável. O uso dos óleos essenciais podem contribuir estimulando o cérebro a criar pensamentos positivos e amenizar os sentimentos negativos.


Trabalhe na mudança destes sentimentos:
  • MEDO - confiança, bravura, coragem
  • INVEJA - autoestima, caridade, confiança, aceitação
  • CULPA - honestidade, inocência, integridade
  • APATIA - entusiasmo,  paixão. vigor, persistência
  • CONFUSÃO - serenidade, iluminação, compreensão, clareza mental
  • TIMIDEZ - bravura, coragem, ousadia, confiança
  • DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL - atenção, amabilidade, constância
  • DIVAGAÇÃO - senso de realidade, senso do tangível 
Para muitas pessoas o auto controle não é fácil e elas explodem facilmente, por outro lado quando uma emoção é totalmente reprimida também pode haver prejuízo. 
"A raiva é prejudicial para o fígado, mas a simpatia poderá combatê-la." (Veith, 1992, pág.42)

A expressão física da emoção seria a melhor saída para a saúde. Vamos usar como exemplo a raiva, ela é uma emoção vigorosa que se for canalizada de forma adequada é liberada de forma saudável, por exemplo ir em buscar de uma atividade física aeróbica para colocar a agitação para fora. 
"A raiva é uma loucura momentânea, portanto, controle a sua paixão ou ela o controlará" Horácio

Portanto, respire fundo ao invés de agir de acordo com as demandas da emoção, não exatamente reprimindo-as mas controlando-as para achar a solução. 

É possível sim ajudar o cérebro a mudar a programação trazendo sentimentos de tolerância, segurança e felicidade. Em uma casa ou ambiente de trabalho, o uso de óleos essenciais cítricos em difusor podem criar uma atmosfera feliz  para todos que estiverem compartilhando o espaço. 

Óleo essencial de YLANG YLANG – possui um aroma exótico, antidepressivo e afrodisíaco. Ótimo para resgatar a autoconfiança e afastar o sentimento de inferioridade, ajudando a combater o ciúme. Ele é poderoso também para afastar o egoísmo e o medo.

Óleo essencial de LITSEA CUBEBA – tem aroma intenso, comumente confundido com o aroma do Capim Limão, mas possui propriedades muito diferentes. É considerado um óleo ideal para quem tem sentimentos confusos, rigidez nas emoções, inflexibilidade no relacionamento. Ajuda a clarear a mente, elevar a autoestima, AMENIZAR o ciúmes (a mudança é sempre uma decisão pessoal). Ajuda a ter clareza sobre o relacionamento, reativando a energia do AMOR. Ajuda em casos de fobia social, síndrome do pânico, distúrbio bipolar, ansiedade e estresse. Promove paz e suavidade. Ameniza taquicardia, hipertensão, palpitação.

Óleo essencial de ROSA – um dos mais poderosos da aromaterapia, pois ele ajuda a tratar inseguranças, resgata a autoestima e equilibra emoções. Mais caro que a maioria por ser tão sofisticado, oferece excelentes resultados no combate ao ciúme.

Óleo essencial de PALMAROSA - aquieta as emoções, proporciona mais suavidade e eleva a autoestima e flexibilidade. É conhecido como o óleo da sensibilidade. Age em situações medo, insegurança, medo de falar, de se expor e timidez. Levemente afrodisíaco, proporciona melhor satisfação sexual para as pessoas muito tensas. Possui aroma similar ao óleo de rosas, devido à grande quantidade de geraniol.

Óleo essencial de PAUROSA – esse é um óleo essencial brasileiro, por isso é mais facilmente encontrado e possui preço mais acessível. Ele ajuda a aceitação de si mesmo, trabalha a flexibilidade, estimula a vontade de ser feliz e de fazer a relação dar certo, por isso é ótimo para tratar do ciúmes. Além disso, ele também é ideal para diminuir o excesso de críticas, pessoas que julgam demais.

"O sofrimento em demasia é prejudicial para os pulmões, mas a alegria tem o dom de combatê-lo." (Veith, 1992, pág.120)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...