quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Minha gratidão pelo óleo de Copaíba



Minha família do lado materno migrou da cidade de Belém no Pará para a cidade do Rio de Janeiro na década de 60. Eles porém, nunca perderam os hábitos de alimentação conforme os costumes do Norte e também o cuidado com a saúde utilizando ervas e chás.

A Copaíba sempre fez parte de nossas vidas e quando eu assisti este vídeo -  
o meu coração se encheu de gratidão pelo trabalho do pessoal da região e pela oportunidade de trabalho das famílias na região do Amazonas. Desde pequena me lembro de minha mãe passando momentos de fortes crises de bronquite, algum amigo ou família nos ajudava trazendo capsulas de óleo de copaíba de Belém do Pará e eu via minha mãe ao ingerir a cápsula ficar aliviada nas crises respiratórias. Tenho aprendido a encapsular os óleos e é uma gratidão enorme preencher eu mesma com uma gotinha cada capsula que vai tratar a mim e a minha família.


O óleo essencial de Copaíba é derivado da resina da árvore de Copaíba, que pode atingir uma altura de mais de 30 metros e pode ser encontrada na América do Sul tropical. O óleo de Copaíba é amplamente usado em cosméticos, incluindo sabonetes, cremes, loções e perfumes. Desde o século XVI, o óleo de Copaíba tem sido usado em práticas tradicionais dos nativos do Norte e Nordeste do Brasil. Assim como o óleo de Pimenta-do-Reino, Copaíba ajuda a diminuir sentimentos de inquietação, e pode ser aplicado na pele para deixá-la limpa e macia.

O óleo de copaíba é rico em sesquiterpenos, como beta-cariofileno e beta-bisaboleno, que são as substâncias ativas responsáveis pelas suas propriedades cicatrizantes, antissépticas, antibacterianas, diuréticas, anti-inflamatórias, expectorantes, analgésicas, antirreumáticas e antidiarreicas.

As principais indicações do óleo de copaíba são:

  • Cicatrização e desinfecção de feridas; 
  • Tosse e bronquite;
  • Gripes e resfriados;
  • Diarréia;
  • Infecção nos rins ou uretra;
  • Cistite; 
  • Problemas de pele como psoríase ou eczema;
  • Micoses de pele;
  • Urticária;
  • Hemorróida;
  • Artrite reumatóide;
  • Tendinite.

Como usar o óleo de copaíba  

Ele pode ser usado na forma de óleo essencial ou em cápsulas. As principais formas de usar o óleo de copaíba são:

  • Óleo essencial de copaíba (para uso oral): adicionar 1 gota do óleo essencial de copaíba em um copo com água, suco ou em uma xícara de chá e beber 1 vez ao dia, para ajudar em problemas digestivos, respiratórios ou fortalecer o sistema imunológico;
  • Óleo essencial de copaíba (para uso externo): misturar 1 ou 2 gotas do óleo essencial de copaíba com outro óleo vegetal, como o de amêndoas ou de côco, e aplicar sobre a pele 1 vez ao dia;
  • Óleo essencial de copaíba (para inalação): aplicar 3 a 4 gotas do óleo essencial de copaíba no difusor ou vaporizador e inspirar o vapor, 1 vez ao dia, para ajudar a melhorar problemas respiratórios como asma ou bronquite;
Possíveis efeitos colaterais

O óleo de copaíba é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por via oral ou utilizado sobre a pele nas doses recomendadas. No entanto, quando consumido ou utilizado em quantidade excessiva, pode causar alguns efeitos colaterais que incluem dor de estômago, náuseas, vômitos, diarréia, tremor, insônia, vermelhidão ou coceira na pele.

Recomendações - O óleo de copaíba não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera.

**IMPORTANTE - o consumo interno dos óleos essenciais pode ser feito apenas óleo essencial puro em que a marca garante sua qualidade para isso, neste caso a sugestão é pelos óleos da doTerra.

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.

Fontes
https://portalamazonia.com/amazonia-az/copaiba
site doterra Brasil
https://www.tuasaude.com/oleo-de-copaiba/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...