segunda-feira, 4 de julho de 2022

AROMATERAPIA APLICADA À ESTÉTICA

 


Todos conhecemos aquela mulher que não aparenta de jeito nenhum sua idade cronológica. 

 E  nos perguntamos, como ela consegue?

Não é sorte nem herança de avós ou bisavós, nada vem fácil na vida, para tudo você tem que pagar um preço, emagrecer, manter o corpo tonificado, dentes bonitos, se manter saudável e ter uma pele com aparência jovial. 


A receita é cuidado básico e diário por dentro  por fora

Tudo o que reveste externamente o corpo, fazendo a barreira entre o meio interno e externo, chamamos de tegumento ou sistema tegumentar. Esse sistema, conhecido como pele, é o maior órgão do corpo humano.

O contato direto da pele com o mundo exterior também a torna mais suscetível a encontrar bactérias, fungos e demais substâncias que geram alergias, inflamações, abscessos, acne, alopecia, dermatites, foliculite, entre outros problemas dermatológicos. A abordagem holística da estética indica uma influência da psique, as questões psicológicas, na pele; como alergias por excesso de estresse e feridas causadas por ansiedade.

Os óleos essenciais são muito conhecidos por apresentarem propriedades anti-inflamatórias, antibactericidas e antifúngicas; mas, além disso, alguns são calmantes, cicatrizantes, imunoestimulantes, secativos, umectantes, etc.

Eles podem ser utilizados em misturas, para o uso tópico, quanto em inalações, para tratamentos psicológicos.

Além de proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar, os óleos essenciais são desintoxicantes e ativam a circulação.

Então quando as técnicas são utilizadas juntas, os resultados são potencializados. Alguns óleos, quando agem na circulação sanguínea, ajudam a combater a celulite. Outros, que possuem propriedades diuréticas, ajudam a reduzir o inchaço e contribuem para o funcionamento do sistema linfático.

Tem algumas pessoas gostam de utilizar os óleos durante as massagens relaxantes já que, associado a massoterapia, corpo e cérebro são estimulados.

Os principais benefícios dessa prática são 💦

- Enriquecimento o processo de desintoxicação da pele;

- Regeneração celular;

- Tornar o tônus muscular fortalecido;

- Promover o relaxamento dos músculos e ligamentos;

- Aumentar a circulação sanguínea e linfática;

- Ativar o sistema imunológico;

- Tratar condições da pele como Melasma, Acne, Dermatite;

Além disso, os óleos são antioxidantes, anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos.

Óleo essencial de ALECRIM –nos tratamentos estéticos é um forte aliado no combate a celulite e obesidade. Emocionalmente atua no sistema nervoso, auxiliando em quadros de dores de cabeça, enxaqueca, problemas de memória, fadiga.

Óleo essencial de CAPIM LIMÃO - Proporciona tonicidade à pele e pode ser eficaz no fechamento de poros abertos. Acredita-se que seja capaz de tratar a acne e equilibrar a oleosidade da pele. Problemas como pé-de-atleta e outras infecções por fungo podem reagir favoravelmente. Não deve ser utilizado em tratamentos estéticos faciais. Na estética corporal, muito utilizado para o tratamento de estrias pelo seu ativo, o citral, e para gordura localizada.

Óleo de CEDRO – é indicado para tratamentos faciais em peles com rugas. Altamente hidratante, o óleo de CEDRO é um potente regenerador de tecidos. Pode ser usado nos pés, mãos, lábios e em todo o rosto. Pode servir para máscaras, bandagem, cataplasma e creme de massagem

Óleo de COPAÍBA - empregado como cicatrizante e antisséptico de feridas externas e em processos dermatológicos, como a psoríase

Óleo de EUCALIPTO - útil no tratamento de erupções cutâneas, como herpes, e ótimo para queimaduras, pois impede o desenvolvimento de bactérias e a formação de pus, além de ajudar a formar o novo tecido. Cortes, feridas, ulcerações e inflamações também parecem reagir bem ao Eucalipto. Purifica a pele congestionada. Muito útil para celulite.

Óleo de GERÂNIO - benéfico para todos os tipos de pele, equilibra a oleosidade controlando a secreção gordurosa das glândulas sebáceas que mantém a pele flexível. Eficaz contra eczema, queimaduras, herpes zoster, herpes e frieiras. Pode ser ótimo para peles oleosas, congestionadas e cansadas, excelente purificador da pele em geral. Revigora peles pálidas, pois o Gerânio aumenta o fluxo de sangue.

Óleo de GRAPEFRUIT - usado como drenante para a celulite em massagens estéticas, mas deve ser evitado no verão. Muito usado para reduzir a oleosidade da pele e do couro cabeludo. 

Óleo de HO WOOD – tem ação refrescante sobre a pele, reduz as condições inflamatórias. Pode ser mais benéfico para a pele oleosa e ajuda a tratar acne, queimaduras e ulcerações cutâneas. Compressas frias em contusões e torções costumam ser bastante eficazes, excelente regenerador de tecidos cutâneos.

Óleo de LAVANDA - aumenta a produção de novas células e exerce uma ação equilibradora sobre a oleosidade. Tem amplo efeito cicatrizante em queimaduras em geral e causadas pela exposição ao sol, além de ser benéfico para os casos de acne, eczema e psoríase. Acredita-se que cure abscessos, furúnculos e espinhas, pois minimiza tumores causados por fungos, inchações, cicatrizes e feridas gangrenosas. Também é um tônico capilar eficaz e pode ser útil em casos de alopecia.

Óleo de LARANJA - ajuda a eliminar as toxinas de uma pele congestionada, parece ser eficaz nos tratamentos de pele seca, rugas e dermatite. É um ótimo tônico para qualquer tipo de pele. Na estética facial, excelente para tratamentos que a pele precise de viço, mas use apenas a noite e logo pela manhã lave bem a pele.

Óleo de LIMÃO SICILIANO - remove células cutâneas mortas, suaviza vasos capilares rompidos e tem uma ação purificadora eficaz em peles e cabelos oleosos. É um remédio popular para remover calos e verrugas. Também tem efeito cicatrizante e age como fortalecedor de unhas fracas. Pesquisas in vitro demonstraram a redução da atividade elastase, (enzima envolvida na quebra da elastina) onde ele auxilia no tratamento de rugas e peles envelhecidas. Excelente para peles sem brilho, com manchas. Sendo fotossensível, deve ser utilizado a noite do contrário, pode causar manchas na pele.

Óleo de MANJERICÃO - ação tônica e confortante que beneficia peles cansadas e congestionadas e pode também ajudar a controlar a acne. Usado em baixas diluições ajuda a uniformizar o tom e a aparência da pele.

Óleo de MELALEUCA – tem intenso efeito purificador, reduz o pus em feridas infeccionadas, furúnculos e espinhas. Parece eliminar manchas de cicatrizes causadas por catapora de herpes-zoster. É benéfico em caso de queimadura, queimaduras causadas pela exposição ao sol, verrugas, impigem, herpes e pé de atleta. É útil em condições de ressecamento de couro cabeludo e no combate à caspa. Estudos clínicos mostram grande atividade antifúngica e bactericida e potentes benefícios no tratamento da acne, acalma a pele após a depilação e para tratar odores corporais, incluindo mau hálito.

Óleo de ORÉGANOpode reagir favoravelmente em cortes e feridas infeccionadas. Também parece ser benéfico para o tratamento da pediculose (infestação por parasitas de pele). Por possuir uma alta dermocausticidade, é recomendado diluir o óleo essencial em óleo vegetal, e fazer um teste antes de usar. Para furúnculos e abcessos, além de feridas infeccionadas.

Óleo de PALMAROSArecupera o equilíbrio de líquidos e estimula a secreção natural de oleosidade, o que indica ser este um óleo adequado para pele seca. Auxilia na restauração da pele, favorecendo a regeneração das células. Sua reputação de óleo capaz de eliminar rugas ainda precisa ser avaliada. É considerado útil no tratamento de infecções cutâneas em geral - acne, dermatites, infecções cutâneas leves.

Óleo de PATCHOULI - considerado como regenerador de tecidos, ótimo para acelerar a cicatrização. Alivia a inflamação, trata a pele áspera, rachada e as feridas. Proporciona melhora em casos de acne, eczema, infecções por fungo e parasitas, distúrbios do couro cabeludo, dermatites inflamatórias, psoríases, escaras, eczemas.

Óleo de TANGERINA - restabelece cor à pele devido a sua ação revitalizadora no sangue. Tônico útil que pode ajudar a suavizar marcas. Usado com um óleo carreador (por exemplo, germe de trigo) para massagem. Evita o aparecimento de estrias, pode ser usado diariamente após o 3 mês de gravidez.

Óleo de YLANG-YLANG - óleo versátil, que tem ação equilibradora sobre a secreção das glândulas sebáceas, sendo eficaz tanto no tratamento de peles oleosas como de peles secas. Além disso, tem efeito tônico e estimulante sobre o couro cabeludo, favorecendo o crescimento e o aumento do volume dos cabelos.


#tankemconstrucao #aromaterapia  # oleosessenciais #autocuidado

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse 
http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Se houver interesse em óleos da marca By Samia faça contato por e-mail tank.mluiza@gmail.com 

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes

Photo by Peter Kalonji on Unsplash

http://www.marykay.com.br; http://www.health.com; http://www.g1.globo.com/bemestar 

Ebook-aromaterapia-aplicada-a-estetica-by-samia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...