sábado, 4 de junho de 2022

Tenho cabelos brancos, e daí?


GRISALHAR 
Algumas mulheres podem ver seus primeiros cabelos grisalhos desde muito jovens e, em quase todos os casos, isso se deve ser hereditário. A genética está fazendo seu trabalho e não há nada de errado com isso.
De acordo com a American Dermatological Association, o estresse, que danifica as células-tronco encontradas na raiz do cabelo nos folículos pilosos, a exposição ao sol, a má alimentação e as doenças relacionadas à glândula tireóide podem causar o colapso da melanina do cabelo.
Pessoas que começam a ter cabelos brancos por volta dos 20 anos podem não ter o gene IRF4, que é responsável por regular a produção de melanina. Parece mais incômodo do que é porque não representa risco para a saúde. 

Foi-se a época em que os cabelos grisalhos eram sinônimo de charme apenas para os homens. Atualmente um número cada vez maior de mulheres, de diferentes idades, vem assumindo os fios brancos e esbanjando estilo. É normal que a cor do cabelo mude à medida que as pessoas envelhecem. Mas o cabelo branco pode aparecer em quase qualquer momento da vida. 

O corpo humano tem milhões de folículos capilares ou pequenos sacos que revestem a pele. Os folículos geram cabelo e células de cor ou pigmento que contêm melanina. Com o tempo, os folículos capilares perdem as células pigmentares, resultando na cor branca do cabelo.

 Quaisquer deficiências de vitamina B-6, B-12, biotina, vitamina D ou vitamina E podem contribuir para o envelhecimento prematuro.

Embora o envelhecimento seja principalmente genético, o estresse oxidativo no corpo pode  desempenhar um papel quando o processo ocorre prematuramente. O estresse oxidativo causa desequilíbrios quando os antioxidantes não são suficientes para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que danificam as células, contribuindo para o envelhecimento e doenças.

E assumir os fios brancos não deveria ser um problema, aliás, amar os fios do jeito que Deus decidiriam que te cairiam bem nunca deveriam ser um problema.
Mas a realidade é outra, alguém cria um padrão de moda e nós, mulheres bobas, decidimos que aquele modelo tem que se encaixar em nosso perfil também.
Alguns desenhos animados fazem piada da cena onde as filhas da madrasta da Cinderela tentam calçar aquele o sapato de Cristal moldado apenas para os pés da Cinderela.
Assim é o nosso cabelo, foi moldado para o seu rosto, não há problema algum em tentar imitar o corte de cabelo desta ou daquela pessoa, mas será que aquele molde, cor e estrutura de fio vão te deixar mais bonita? 

Ou talvez esta decisão te torture todos os finais de semana pois mudar a estrutura do seu fio de cabelo vai exigir horas de tratamento de hidratação com uma touca plástica na cabeça enquanto as amigas que amam seu cabelo com frizz, com fios brancos se sem química aproveitam a vida ao ar livre lá fora?

Mas te digo, a transição não é fácil, pessoalmente eu precisei fazer um corte radical para retirar todo o tom avermelhado que cobria minhas madeixas. Mas isso não foi o pior, prepare-se para as críticas de quem não tem nada haver com isso.

O cabelo é seu e ponto final. 
Mas cabelos grisalhos que te trazem liberdade, exigem sim atenção. 
Para prevenir e neutralizar o aspecto amarelado, o ideal é fazer uso de produtos que realçam os reflexos claros. Existem xampus e condicionadores próprios para isso.
Pessoalmente eu não gosto dos que contêm pigmentos azulados nem violeta, costumam ressecar e aumentar o frizz dos meu fios. 
Os fios brancos também costumam apresentar ressecamento e frizz, além da textura um pouco mais grossa que a dos fios pigmentados. 
Requerem hidratação constante, que pode ser quinzenal ou semanal, dependendo da necessidade.  
Algo que os fios nunca recusam são as hidratações com óleos vegetais, eles restauram a vitalidade dos fios.

Não tem nenhum em casa? 
Com certeza você tem, e
xperimente usar um pouquinho de AZEITE extravirgem nos fios, e você vai ver seu cabelo ficar cada dia com aparência mais saudável. Ele pode até ser usado no couro cabeludo, o azeite de oliva penetra as fibras capilares e trata os fios de dentro para fora. A melhor forma de utilizar também é pela umectação capilar.
  • ARGAN: muito potente no tratamento dos fios ressecados. É encontrado em diversos produtos de cabelo, mas também é encontrado puro. O óleo puro é bem denso e, por isso, é ideal para batizar máscaras.
  • SEMENTE DE UVA - excelente também para a umectação. Indicado para tratamentos de crescimento, nutrição e hidratação, com a promessa de deixar os fios mais bonitos, brilhantes.
  • AMÊNDOAS DOCE: é mais conhecido para os cuidados com a pele ressecada, no entanto, nos cabelos também é poderoso. Devolve a maciez e o brilho aos cabelos danificados.
  • ABACATE: ideal tanto para a umectação como para turbinar a máscara de nutrição. É um óleo de textura fluída, por isso é fácil de aplicar. No entanto, é um óleo que pode pesar os fios, sendo indicado para cabelos que estão muito danificados.
Faça sinergia com óleos essenciais para empoderar sua hidratação capilar. 
💦 ALECRIM alecrim é um estimulante dos folículos pilosos favorecendo o crescimento saudável dos cabelos. É rico em  antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais  livres
💦 HORTELÃ-PIMENTA é uma potência de nutrientes, minerais e alguns ácidos graxos; é excelente para o tratamento dos cabelos. Ele ajuda estimular o fluxo de sangue melhorando o desempenho do crescimento.  Tem propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a a manter o couro cabeludo limpo
💦YLANG YLANG é uma potência de nutrientes, minerais e alguns ácidos graxos; é excelente para o tratamento dos cabelos. Ele ajuda estimular o fluxo de sangue melhorando o desempenho do crescimento.  Tem propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a a manter o couro cabeludo limpo
💦LAVANDA ajuda a equilibrar os óleos naturais do couro cabeludo, possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas que ajudam no tratamento da caspa seca. Ele acalma e nutre o couro cabeludo, proporcionando alívio de condições inflamatórias
💦CEDRO  ajuda a regular o couro cabeludo quando este é muito seco ou muito oleoso; equilibra seu pH. Estimula os folículos pilosos melhorando o desempenho do crescimento. 
💦TOMILHO é antisséptico, estimula o fluxo o fluxo sanguíneo e revigora couro cabeludo para ajudar com a perda de cabelo.

Lembrando que óleos essenciais são altamente concentrados: eles são muito fortes e não podem ser usados sozinhos no tratamento dos cabelos. Portanto, faça sua mistura com  óleos vegetais puros ou misturados ao seu creme capilar predileto e adicione no máximo 3 gotas do óleo essencial para aplicar nas madeixas. 


#tankemconstrucao #aromaterapia #oleosessenciais #autocuidado #sustentabilidade

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse 
http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Se houver interesse em óleos da marca By Samia faça contato por email tank.mluiza@gmail. com 

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...