GERÂNIO
Seu nome deriva do grego geranos ou “grou”, porque as vagens das sementes têm o formato de bicos de grou. É planta nativa da África do Sul. Foi introduzida na Europa em 1690 e começou a ser cultivada pela indústria perfumista francesa para o “óleo de Gerânio-Rosa”.
Já foi considerada uma planta de grandes poderes curativos, muito utilizada como remédio para feridas, tumores, cólera e fraturas.
A França deu início à produção comercial do óleo de GERÂNIO no início do século XIX, embora hoje o óleo seja obtido, em especial na ilha Reunião, chamada antigamente de Bourbon - uma ilha rica em plantas aromáticas, localizada no sudoeste do oceano Índico.
É um tônico para o sistema nervoso, combate a ansiedade e a depressão e tem efeito reanimador. Recoloca a mente em equilíbrio e, por sua ação sobre o córtex suprarrenal, reduz o estresse. O GERÂNIO é considerado um óleo de personalidade materna, sempre pronto a cuidar de alguém ou algo, capaz de trazer um senso de segurança e estabilidade. É ideal para pessoas viciadas em trabalho, perfeccionistas, que se esqueceram da imaginação, da intuição e da experiência sensorial.
Com sua função reguladora sobre o sistema hormonal, é útil para quem sofre de tensão pré-menstrual e problemas da menopausa, como depressão, falta de secreção vaginal e fluxo intenso. Considerado benéfico para combater a inflamação e a congestão dos seios. Suas propriedades diuréticas são muito eficazes quando há deficiência nos processos de eliminação em geral e o sistema encontra-se congestionado. Uma ação tônica sobre o fígado e os rins ajuda a eliminar as toxinas do organismo, o que pode ser de grande valia para o tratamento de dependências químicas. Além disso, é benéfico para o tratamento de problemas como icterícia, cálculos renais e biliares, diabetes e infecções urinárias. Em geral, ajuda a evitar a retenção de líquidos e o inchaço dos tornozelos. Além disso, tem efeito estimulante sobre o sistema linfático, que ajuda a prevenir infecções e a eliminar toxinas. Também é um tônico para a circulação, tornando-a mais fluida.
Ele equilibra a oleosidade - a secreção gordurosa das glândulas sebáceas que mantém a pele flexível. Pode ser eficaz contra eczema, queimaduras, herpes zoster, herpes e frieiras. Também pode ser ótimo para peles oleosas, congestionadas e cansadas - é um excelente purificador da pele em geral. Revigora peles pálidas, pois o Gerânio aumenta o fluxo de sangue.
Algumas pessoas podem sentir um leve entorpecimento e sonolência após o uso desse óleo.
Ele tem muitas propriedades: Analgésico, anticoagulante, antidepressivo, antisséptico, adstringente, cicatrizante, citofilático, diurético, desodorizante, hemostático, hipoglicêmico, inseticida, tônico geral, vasoconstritor, anti-infeccioso de amplo espectro e vulnerário. Hepato-pancreático, anti-inflamatório.
Este óleo poderá também ser usado no chuveiro, após a ducha.
Nas duchas, os óleos devem ser aplicados no corpo todo, com o auxílio de uma bucha em movimentos circulares, para facilitar a permeabilidade no sistema tegumentar, e alcançar a corrente sanguínea. Para finalizar, basta enxaguar-se com uma ducha de água mais fria que a usada no banho.
💞Benefícios do uso dos Óleos Essenciais em banhos
💧·Artrite;
💧·Artrose;
💧·Circulação ;
💧·Varizes;
💧·Reumatismo;
💧·Retenção de líquidos;
💧·Ressecamento da pele;
💧·Acalma o sistema nervoso;
💧·Baixa a pressão arterial.
Use-o também em aromatizador ultrassônico - qualquer que seja a quantidade de água recomendada pelo fabricante, utilize no máximo 10 gotas ao dia.
Se houver interesse em óleos da marca By Samia faça contato por email tank.mluiza@gmail. com
Material extraido da Apostila Técnica Óleo Essencial de Gerânio - Instituto Samia Maluf
Nenhum comentário:
Postar um comentário