quarta-feira, 11 de maio de 2022

HORTELÃ-PIMENTA E MANJERICÃO CONTRA O BURNOUT


Nos dias atuais, nos cercamos de atividades e compromissos que nos deixam demasiadamente assoberbados e não é diferente em nosso trabalho.

Com as novas demandas, necessitamos desenvolver múltiplas habilidades para um bom desempenho profissional. Afinal de contas, não basta sermos bons apenas em nosso campo de atuação, mas esse agora depende que tenhamos conhecimentos avançados em outras áreas também.

E, ainda que isso nos leve a novos desafios de crescimento, também nos leva a outros patamares de tensões em nosso ambiente de trabalho, crescendo a competição entre colegas, expectativas sobre o trabalho a ser realizado e pressões com datas de entrega.

Não é, portanto, por acaso que a síndrome de burnout ou de esgotamento profissional tem acometido inúmeros trabalhadores, nas mais diversas áreas, desde professores até equipes de saúde mental.

Ela é caracterizada pelo estado constante de tensão emocional e estresse ocasionados por condições de trabalho desgastantes. Essa tensão provoca a sensação de um esgotamento emocional e físico constantes, que podem ser identificados com sintomas como agressividade, isolamento, oscilação emocional, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, lapsos de memória, baixa auto-estima, enxaqueca, palpitação, sudorese e distúrbios gastrointestinais.

Como a Síndrome de burnout pode levar a baixa produtividade no trabalho e também a sua ausência, ela tem sido alvo de estudos a fim de se encontrar soluções que permitam que os trabalhadores mantenham a constância e a qualidade de seu trabalho.

Devido a isso, uma pesquisa datada de 2013 buscou avaliar o efeito da inalação de uma sinergia com óleos essenciais na diminuição dos sintomas da síndrome de burnout.

13 mulheres e 01 homem participaram do experimento, cujas profissões eram variáveis e que tinham sido diagnosticados com a síndrome. Eles preencheram questionários qualitativos sobre os seus sintomas, com escores que variaram de 0 (sem sintomas relacionados ao esgotamento mental e físico) a 10 (piores sintomas relacionados ao esgotamento mental e físico).

O experimento teve a duração de três semanas. Na primeira semana, foram feitas as avaliações. Na segunda semana, os participantes foram divididos em dois grupos. Enquanto o primeiro era o grupo controle e inalava uma sinergia sem óleos essenciais, o segundo fazia a inalação de uma sinergia, que continha como principais óleos essenciais o Hortelã-Pimenta (Mentha piperita) e o Manjericão (Ocimun basilium). A inalação era feita através de três respirações profundas em cada narina durante cada hora de trabalho. E na terceira semana, cessou a inalação e as avaliações foram repetidas.

Os resultados demonstram que a inalação da sinergia dos óleos essenciais diminuiu os escores das avaliações, reduzindo os sintomas característicos da síndrome de burnout. Devido a isso, os pesquisadores concluíram que o uso da Aromaterapia reduz os níveis de esgotamento mental e físico dos portadores da síndrome.

Em um mundo cercado de pressões externas, vindas dos curtos prazos, dos resultados imediatos e dos conflitos entre as pessoas, a pausa para uma respiração profunda com os óleos essenciais de Hortelã-Pimenta (Mentha pipperita) e de Manjericão (Ocimun basilium) é o momento da pausa, da reflexão e da calmaria necessárias para que os seus compostos químicos nos tragam novamente a energia e a disposição que precisamos para seguir adiante com maior entusiasmo e menos esgotamento.


#tankemconstrucao #aromaterapia #oleosessenciais #autocuidado #sustentabilidade

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse 
http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Se houver interesse em óleos da marca By Samia faça contato por e-mail tank.mluiza@gmail.com 

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...