A principal característica que marca o O Homo sapiens é conhecido por suas complexas estruturas sociais e sistemas de comunicação.
Este Homo Sapiens segue uma vontade inconsciente que o tempo todo, constrói pensamentos, analisa, critica, julga, intervêm e muitas vezes cria pensamentos distorcidos.
Ou seja, temos pensamentos contaminados por:
• QUEM SOU - nossa cultura e personalidade;
• COMO ESTOU - nossas emoções;
• ONDE ESTOU - o ambiente social;
• O QUE INTENCIONO - nossas motivações.
E sem perceber vamos contaminado a construção de pensamentos, ainda que minimamente. É impossível viver sem que se criem estes gatilhos da mente interpretando o que está ao nosso redor. Mas, alguns, quando levam a interpretações distorcidas, prejudicam seriamente o raciocínio.
Muitos "adultos" criticam, excluem ou diminuem os outros, com atitudes típicas de quem é superficial e autoritário. A verdade absoluta é sempre um fim inatingível.
Cada um de nós tem um longo caminho a percorrer e aprender a pensar com humildade, abandonar o autoritarismo, deixar de lado o orgulho e a necessidade neurótica de poder. Se aprendermos a nos esvaziar talvez consigamos nos colocar no lugar do outro.
"Se você detesta alguém, tenha certeza de que ele dormirá com você e estragará seu sono."
"Somos uma espécie doente, que pouco honrou a arte de pensar.
"Somos tão complexos, que, quando não temos problemas, nós os criamos."
"Quem acredita ser portador da verdade está preparado para ser um deus, e não um ser humano. Infelizmente, a humanidade está saturada de deuses."
"Estamos ilhados em nós mesmos."
"Risos e lágrimas, sucessos e fracassos, aplausos e vaias fazem parte do currículo de cada ser humano, em especial daqueles que são apaixonados por produzir novas ideias."
"Vivemos a vida como se ela fosse interminável. Mas entre a meninice e a velhice há um pequeno intervalo de tempo."
Todos nós sabemos isso mas quando estamos parando para refletir e promover mudanças em nossos pensamentos e ações?
Quando nossa mente não vai bem, nossa saúde enfraquece e nosso sistema imunológico se torna mais vulnerável ao acometimento de novas doenças. E por ser tão difícil o autocontrole os óleos essenciais podem contribuir de forma incrível.
Afinal, cheiros agradáveis nos dão sensação de prazer pois, nosso corpo é dotado de receptores bastante sensíveis localizados no fundo de nossa boca, subindo em direção ao nariz.
Sendo um óleo essencial composto por, em média, mais de uma centena de tipos diferentes de substâncias muitas reações agradáveis podem acontecer no nosso cérebro ao inalar determinados óleos.
Á seguir algumas combinações de óleos essenciais para ajudar a serenar o espírito:
Em aromatizador elétrico ou um vaporizador, adicione os seguintes óleos essenciais puros:
1. Para tranquilizar e organizar os pensamentos:
2. Para melhorar o ânimo e alegrar o espírito:
LEMONGRASS: 3 gotas
ALECRIM: 4 gotas
HORTELÃ-PIMENTA: 3 gotas
3. Para relaxar antes de dormir:
PATCHOULI: 3 gotas
LAVANDA: 4 gotas
GERÂNIO: 3 gotas
Essas receitas foram especialmente criadas para a inalação através da dispersão no ambiente, para um efeito cromoterápico através da respiração e no alívio dos sintomas de um pensamento intranquilo.
Suas ações individuais
CEDRO: promove estabilidade emocional em tempos de agitação e perturbação mental, ajudando a fortalecer o espírito e organizar o pensamento. Seu aroma amadeirado, quente e acolhedor, nos transporta para perto da natureza, em meio as arvores, como se estivéssemos conectados com a energia da terra.
LAVANDA: seu aroma floral e herbal, acalma tensões nervosas e estimula o relaxamento, muito bom para se preparar para uma boa noite de sono.
LARANJA SELVAGEM: o cheiro doce reduz a ansiedade, promove sensação de auto-estima, segurança e alegria, combatendo o sentimento de medo.
ALECRIM: o aroma herbal-fresco e levemente picante revigora as emoções, melhora o foco mental e a concentração.
HORTELÃ-PIMENTA: cheiro vibrante, verde e picante do óleo essencial de menta revitaliza, refresca e promove claridade mental.
LEMONGRASS: aroma cítrico-verde, alegre e tropical, impacta positivamente no humor e ajuda a elevar o estado de espírito.
PATCHOULI: aroma profundo e terroso, ajuda a serenar a mente e a acalmar o espírito, trazendo uma sensação de paz interior, ideal para ser usado em práticas meditativas.
GERÂNIO: aroma intensamente floral proporcionam aos sentidos sensação de equilíbrio e estabilidade emocional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário