segunda-feira, 16 de maio de 2022

CAMOMILA ROMANA e o aumento da ocitocina em mulheres na pós-menopausa


Camomila, em grego chamaimelon, significa 

“maçã da terra”

Isto descreve bem o aroma terroso, doce e levemente ácido, da camomila. A antiga palavra saxônica para camomila é maythen; é uma das mais antigas ervas inglesas conhecidas. Na linguagem das flores, camomila significa “paciência na adversidade”, o que é uma boa descrição para as qualidades calmantes da planta.

A Camomila é uma erva conhecida desde a Antiguidade. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. É uma planta de uso medicinal, cosmético, alimentar e de outras utilidades, usada pelos antigos egípcios e pelos gregos. Os benefícios no tratamento cosméticos são conhecidos há quatro mil anos. Além de ornamental ela produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.

O chazinho de camomila é muito usado para cuidados com os bebês, seja para acalmar cólicas ou na higiene.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Calmante. Diminui a ansiedade.
Digestiva. Combate os gases intestinais.
Anti-séptica.
Sedativa. Combate a insônia.
Anti-espasmódica. Alívio das cólicas intestinais cólicas do aparelho digestivo, em especial, as dos bebês.

PROPRIEDADES COSMÉTICAS

Higieniza a pele. O chá pode ser usado como demaquilante, ou seja, para retirar a maquiagem com algodão embebido no mesmo. É um adstringente natural e não agride ou irrita a pele mesmo as sensíveis e ainda tonifica. Banhos aromáticos com as flores da camomila acalma e faz bem para pele. Ao longo de sua história, foi passado de geração a geração o conceito de que a camomila é o médico do reino vegetal, pois ela cura outros arbustos plantados à sua volta. Sempre foi muito utilizada em xampus, especialmente para clarear e condicionar os cabelos.

Camomila Romana e o aumento da ocitocina em mulheres na pós-menopausa.

Um aponta que a inalação desses Óleos aumenta as concentrações de ocitocina salivar, o que pode ajudar no controle e na prevenção da osteoporose e do envelhecimento muscular em mulheres.
A ocitocina é um hormônio que nosso corpo produz que faz parte do grupo chamado de “neurotransmissores da felicidade” e tem várias funções, inclusive uma muito importante para as mulheres na pós-menopausa.
Algumas seriam:
  • Promover as contrações musculares uterinas no momento do parto; 
  • Estimular a secreção do leite materno; 
  • Fortalecer os laços afetivos entre pessoas; 
  • Aumentar o prazer sexual; 
  • Aumento do bem estar e relaxamento
A ocitocina, relacionado à estrutura óssea, segundo pesquisas, ela pode ser usada no controle e na prevenção da osteoporose. Uma alta porcentagem de mulheres correm risco de desenvolver osteoporose pós-menopausa, por isso é tão importante buscar formas de prevenir.

Pesquisas recentes também demonstraram que a redução da ocitocina está associada ao envelhecimento na massa e força do músculo esquelético, que é o músculo que impulsiona o movimento do esqueleto, como caminhar e levantar.
 
Concentrações de ocitocina salivar aumentaram significativamente após a exposição aos Óleos Essenciais de Camomila Romana, Lavanda, Néroli, Jasmim, Sálvia Esclareia 

Demonstrando que o aroma de certos Óleos Essenciais pode provocar aumento da secreção de ocitocina em mulheres na pós-menopausa.

#tankemconstrucao #aromaterapia #oleosessenciais #autocuidado #sustentabilidade

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse 
http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Se houver interesse em óleos da marca By Samia faça contato por e-mail tank.mluiza@gmail.com 

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...