😷 RINITE ALÉRGICA 🤧
A rinite alérgica é resultado da resposta exagerada do corpo ao contato com determinadas substâncias, que o organismo pode identificar como estranhas. É uma doença inflamatória das mucosas do nariz. Pode ser alérgica ou não alérgica. Em ambos os casos, os sintomas são parecidos.
Entre outras atribuições, o nariz é responsável pela proteção inicial contra substâncias tóxicas e irritantes (alérgenos) que inalamos. Existe um complexo mecanismo de defesa para impedir que essas substâncias alcancem os pulmões. Faz parte dessa resposta a obstrução nasal, que provoca o bloqueio da passagem do agente agressor, além de espirros e coriza. Essa reação é normal e todas as pessoas, ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas, apresentam tais sintomas.
Como os sintomas são muito parecidos, a rinite pode ser confundida com resfriados e gripes – que são causados por vírus.
Se as causas da rinite forem agentes alérgenos, procure investigar com o médico quais são esses agentes para eliminá-los do dia a dia.
Várias coisas podem desencadear uma crise de rinite alérgica, alguns alérgenos comuns:
🤧 pólen
🤧 leite de vaca
🤧 ovo
🤧 soja
🤧 trigo
🤧 peixe
🤧 crustáceos
🤧 pólen
🤧 leite de vaca
🤧 ovo
🤧 soja
🤧 trigo
🤧 peixe
🤧 crustáceos
🤧 cremes
🤧 látex
🤧 plantas
🤧 insetos
🤧 cremes
🤧 látex
🤧 plantas
🤧 insetos
A aromaterapia também pode ser usada como tratamento.
Aromatizar o ar da sua casa pode ajudar a tratar a rinite alérgica. Para isso, coloque 8 gotas de óleo essencial em um aromatizador elétrico de tomada.
Os óleos essenciais os mais indicados para diminuir os sintomas são:
EUCALIPTO, LAVANDA, NIAOULI, RAVENSARA, HORTELÃ-PIMENTA, PATCHOULI, ALECRIM, MELALEUCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário