sexta-feira, 8 de abril de 2022

💧CAPIM-LIMÃO - Antitranspirante, previne ou reduz a transpiração


Em decorrência de mudanças de temperatura, exercícios físicos ou fatores emocionais – como nervosismo ou estresse –, o corpo sua. Essa quantidade liberada varia ao longo do dia e das estações do ano, mas serve para equilibrar o corpo com o meio externo (de no mínimo 35,5° C a no máximo 36,5° C) e eliminar substâncias tóxicas.

Além de não agredir a natureza (nem a saúde), o produto ainda ajuda a repensar nossa relação com o corpo.

Crescemos acreditando que o suor é o responsável pelo odor nas axilas. Enquanto, na verdade, ele faz parte de uma função importante para o corpo: liberar toxinas. Hoje, a maioria dos desodorantes convencionais é também antitranspirante.

O suor não tem odor, que vem da degradação desse líquido pelas bactérias, cujos lugares preferidos do corpo são os mais úmidos, quentes e escondidos, como as axilas, a virilha e os pés.

Na pele, os chamados termoreceptores percebem que a temperatura ambiente ou corporal está elevada e avisam o cérebro, que ativa o sistema nervoso simpático, responsável por emitir um sinal para as glândulas sudoríparas.

Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais. Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia.


Tipos de glândulas

- Écrinas: são estimuladas pelo calor, regulam a temperatura e produzem uma solução de água e sal. Distribuem-se pelo corpo todo.

- Apócrinas: são mais estimuladas pela emoção, reúnem uma mistura de proteínas, lipídios e aminoácidos (são mais gordurosas) e concentram-se nas axilas e na virilha. A secreção tem um cheiro forte, resultado da degradação de bactérias. Na puberdade, essas glândulas começam a funcionar e é por isso que aparece um odor intenso

Observe as reações do seu corpo. É comum que o nosso cheiro fique mais forte dependendo de alguns fatores, como alimentação, stress e uso de certos remédios. O desodorante natural. 


Produtos termogênicos, riquíssimos em carboidratos, são “bombas de suor”, pois elevam a temperatura do corpo e fazem com que o metabolismo se acelere na digestão.

Alguns exemplos:

- Pimenta

- Feijoada e tutu de feijão

- Churrasco

- Café, chá mate e refrigerante de cola


Roupas 

Antes de usar um tecido, observe se ele é arejado ou não. Os que permitem a passagem do ar (como algodão e linho) facilitam muito a vida de quem costuma suar.

Já os supersintéticos, impermeáveis ou plásticos (como poliéster e nylon) são mais complicados. Quanto mais fechado for o tecido, mais difícil será para o corpo se resfriar. Ele, então, fica abafado e transpira mais.

Fazer o seu próprio desodorante natural não é difícil. Existem diversas receitas, desde aquelas feitas com ingredientes comuns do dia a dia, como o bicarbonato de sódio e o óleo de coco, até outras mais sofisticadas com manteiga de karité e vitamina E. Selecionamos algumas dessas técnicas para te ajudar.

Os óleos de MELALEUCA, LAVANDA, ALECRIM e CAPIM LIMÃO são alguns exemplos altamente indicados para o uso em desodorantes naturais caseiros, pois essas plantas são altamente bactericidas.

Entre a preparação de uma receita e outra do seu desodorante natural, procure trocar o tipo de óleo essencial bactericida, para evitar que as bactérias do suor criem resistência caso você use sempre o mesmo tipo de óleo essencial.

Tome cuidado com os óleos essenciais fotossensibilizantes, não utilize os cítricos, eles podem gerar manchas ou irritações se a pele for exposta ao sol.

Desodorante natural com leite de magnésia

Ingredientes

1/2 xícara de chá de leite de magnésia;

1/4 xícara de chá de água mineral ou soro fisiológico 

20 gotas do óleo essencial de sua preferência (algumas combinações populares são LAVANDA, ALECRIM, ROSAS e SÂNDALO).

Em um potinho com borrifador, misture todos os ingredientes e está pronto para uso. Por ser uma mistura mais líquida do que a maioria dos desodorantes tradicionais é preciso ter um borrifador, mas ele é de secagem rápida.

Também é possível utilizar como desodorante natural o leite de magnésia puro, aplicando um pouco do produto diretamente nas axilas. Mas essa opção pode deixar manchas brancas ou restos de pó na axila depois de secar.

 #tankemconstrucao #oleosessenciais #aromaterapia  #autocuidado 


Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar óleos essenciais.

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes
https://boaforma.abril.com.br/beleza/aprenda-a-fazer-seu-proprio-desodorante-natural-e-vegano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...