Cicatriz, quem não tem nenhuma que atire a primeira pedra
As cicatrizes da alma quase ninguém vê - a não ser que a gente queira mostrar -, mas, em geral, as cicatrizes físicas estão mais expostas e prontas para serem reveladas. E cada uma delas revela uma história. E não há motivo nenhum para a gente se envergonhar.
Cicatrizes tambem são parte do conceito de Corpo Positivo e temos que aprender a amar os nossos corpos, do jeito que eles se apresentam nesse momento. às vezes o relato de como se ganhou uma cicatriz é bem duro, mas nos dá força para entender que tudo pode passar nessa vida e se transformar. E mais importante: que a gente se adapta e consegue se amar a do jeito que a é, com todas as marcas internas e externas.
Mas não há mal nenhum em tentar amenizar as cicatriz aparentes
As cicatrizes antigas são as mais difíceis de remover mas todas podem ficar mais discretas, planas e com boa movimentação deixando-a até quase imperceptível.
As cicatrizes com mais de 60 dias geralmente estão completamente cicatrizadas, não doem, não coçam mas podem estar mais escuras que a pele e com relevo ou coladas ao músculo.
Algumas cicatrizes podem complicar, desenvolvendo um quelóide, também chamado de cicatriz queloidiana, que é uma protuberância causada pelo excesso de produção de colágeno. Inicialmente pode ser uma alteração benigna, mas se crescer muito poderá levar a dor e limitação de movimentos.
Muitos fatores influenciam no tipo de cicatriz a ser formada, como a localização, o tipo de trauma que rompeu a pele e a evolução do processo de cicatrização. A cor da pele, idade e fase hormonal também influenciam.
Enquanto ocorre o processo de cicatrização, são fundamentais alguns cuidados, como hidratar a pele com creme por causa do prurido provocado pela cicatrização dos tecidos. A massagem feita durante a hidratação favorece a ruptura das traves cicatriciais que poderiam favorecer o surgimento de aderências num plano irregular na superfície da cicatriz.
É muito importante não tomar sol no local enquanto a cor da cicatriz não tiver adquirido a tonalidade normal da pele, deve sempre estar protegida.
Os ÓLEOS ESSENCIAIS são uma terapia alternativa para que a cicatriz evolua da melhor forma.
São indicados para todos os tipos de cicatrizes, entre os mais eficazes estão:
MELALEUCA, LAVANDA, que ajudam a suavizar as cicatrizes, além de deixar a pele muito mais firme e macia. “Uma alternativa de aplicação é massagear a área com o óleo diluído em carreador pelo menos 15 a 30 segundos e repetir o processo várias vezes ao dia. Isso irá ajudar a quebrar as densas faixas de colágeno que se ligam ao tecido subjacente e causam o alto relevo”.
- HELICHRYSUM - SEMPRE VIVA Viva: tem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas que são úteis na cicatrização da pele. Também tem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir cicatrizes, regenerando novas células e impedindo o acúmulo de radicais livres. Ele alivia erupções cutâneas e infecções e aumentam a produção de colágeno.
- GERÂNIO: é útil no tratamento da cicatriz, alivia a inflamação, nivela o tom da pele e estimula o crescimento de novas células. Com propriedades antissépticas, antimicrobianas e cicatrizantes de feridas antibacterianas podem ajudar a cicatriz a ser menos visível.
- LAVANDA: ajuda a prevenir a cicatriz, promovendo o crescimento de células e tecidos. Tem propriedades antibióticas, antioxidantes e antissépticas. Estudos mostraram que ele age na atividade de cicatrização de feridas e tem potencial para uso como tratamento natural para ajudar a reparar tecidos danificados da pele.
- CEDARWOOD: tem efeito rejuvenescedor, sendo muito eficaz no tratamento de condições da pele, incluindo a cicatriz. Reduz a inflamação e tem um efeito de alívio da dor, também sendo útil no tratamento da acne.
- TEA TREE MELALEUCA: possui um enorme potencial de cura devido aos seus efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngicos. As propriedades antioxidante e antimicrobiana podem acelerar o processo de cura da ferida. Também tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e pode aumentar a imunidade, o que é útil quando o objetivo é cuidar de feridas e cicatrizes.
- FRANKINCENSE - OLÍBANO: ajuda a acalmar a pele, uniformizar o tom da pele e matar bactérias, o que o torna útil para o tratamento da cicatriz.Ele pode estimular o crescimento de novas células da pele, alisar e reduzir o aparecimento de cicatrizes.
Misturar 5 gotas de óleo essencial em meio litro de água, colocar em um recipiente borrifador limpo, e pulverizar sobre a região afetada. Repetir os processos todos os dias, 2 vezes ao dia, até verificar que a cicatriz esteja bem suave.
Na cicatriz nova, tem uma resposta rápida ao tratamento com óleos essenciais. Procure não massagear a área, apenas aplicar com delicadeza ou em forma de compressa. Usar de pela manhã e a noite para melhores resultados.
Com a cicatriz antiga, aplicar fazendo massagens na região todos os dias. Tenha paciência, o resultado será mais evidente após alguns meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário