sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Pele maior órgão do corpo humano.


Pele maior órgão do corpo humano, uma pessoa com 80 quilos tem aproximadamente 12 quilos de peso só da PELE


Uma vez que os óleos essenciais são voláteis, ou seja, evaporam à temperatura ambiente e são bastante concentrados, costuma-se diluí-los em outros óleos vegetais, menos ativos, para que se possa aplicar seu conteúdo em forma de massagens, deslizando facilmente sobre a pele sem causar alergias.
Para tais finalidades terapêutica, a aromaterapia seleciona cuidadosamente quais seriam os óleos vegetais mais aconselhados cada tratamento, de forma que quatro deles são os mais utilizados, seja por um custo benefício ou pelas suas propriedades emolientes e restauradoras.

Considere as caracterísiticas destes óleos vegetais para preparar suas diluiçõa com óleos essenciais, aproveitando assim o poder hidratante dos OV com o poder melhora na saude dos OE.

ÓLEO DE GIRASSOL -  direcionado a massagens em geral, onde sua densidade e grandes quantidades de ácido oleico são essenciais para amaciar a pele. 
Antioxidante;
Antirradicais livres;
Anti-inflamatório;
Calmante;
Antialérgico;
Bronzeador;
Hidratante;
Cicatrizante.
Devido a essas propriedades, além de comestível, ele pode ser utilizado nos cuidados para pele e com os cabelos.
Pode ser usado para pele com o objetivo de hidratar, amaciar, nutrir e até ajudar no processo de cicatrização. Tendo um efeito reparador de tecidos, por ser rico em vitamina E, o óleo de girassol tem, também, um efeito de limpeza, combatendo a acne.

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA - extraído a partir da trituração das sementes encontradas no fruto da videira. Rico em ácido linoleico (ômega 6), ácido oleico (ômega 9), ácido linolênico (ômega 3), rico em vitamina E, oferecendo propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, auxiliador na prevenção de estrias e também como um excelente emoliente, o óleo de semente de uva é extraído, como imaginado, da semente do próprio fruto, permitindo a regeneração e manutenção do tecido cutâneo. ​Entre os seus diferenciais, o óleo possui uma grande concentração de alfa-tocoferol, uma espécie de Vitamina E que promove a proteção da pele. O óleo extraído da semente de uva possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. 
Tocoferol, mais conhecido como vitamina E, é um superantioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o.
Já o ácido linoleico, ou ômega 6, é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização de feridas. O óleo de semente de uva serve como hidratante natural para o corpo. Com propriedades umectante e emoliente, ele retém a água na pele, mantendo-a sempre saudável e hidratada. Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. O óleo de semente de uva também é muito utilizado para peles com tendência à acne, além de minimizar as cicatrizes das espinhas e não obstruir os poros. 

Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem.
É ótimo para hidratação de pontas ressecadas, atua na prevenção de queda dos fios e evita que se tornem quebradiços. Ainda se destaca pela capacidade de auxiliar no crescimento capilar.

ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO - Indicado para peles danificadas ou doenças, o gérmen de trigo tem ação semelhante ao óleo de rosa mosqueta, uma vez que auxilia no rejuvenescimento da pele e fortalecimento dos vasos sanguíneos, inibindo a ocorrência das varizes. Bastante denso de um pouco mais barato que o óleo de abacate, em paralelo à aromaterapia, o óleo pode ser ingerido em cápsulas, com a finalidade de reequilibrar as funções renais e hepáticas do organismo.

ÓLEO DE ABACATE - Substancia extraída do abacateiro sendo seu fruto o abacate no qual é rica em proteínas, vitamina A, C e E, ácido fólico e potássio, utilizado de maneira bastante versátil, inclusive fora da aromaterapia. Sua aplicação pode acontecer nos cabelos, face e é o mais indicado para a pele dos bebês, promovendo maciez e flexibilidade. Devido a sua grande potência em absorção instantânea, é utilizado em massagens musculares, sendo o óleo rico também em aminoácidos, substância antibióticas e as vitaminas A, B1, B2 e C. 
Devido à grande quantidade de fitoesteróis e vitamina E, o óleo de abacate apresenta muitas propriedades positivas, podendo ter diversas finalidades. A alta concentração de beta-sitosterol confere ao óleo de abacate propriedades bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias. 
A vitamina E presente no óleo de abacate é uma ótima substância com poder antioxidante e ajuda na prevenção de rugas e no envelhecimento precoce da pele, é muito utilizado em protetores solares, pois apresenta efeito de absorção dos raios UV
Ótimo hidratante para os cabelos. Proporciona hidratação para cabelos secos e fracos dando brilho e maciez. Ajuda no fortalecimento dos fios estimulando o crescimento, além de diminuir a queda capilar. O óleo de abacate serve como um ótimo substituto natural para produtos cosméticos e cremes, que muitas vezes contêm químicas que podem ser nocivas, como por exemplo os parabenos, prejudicando a saúde do consumidor.

ÓLEO DE AMÊNDOAS: extraido da propria amêndoa ricas em vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina. Graças à presença de nutrientes como vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina, o óleo de amêndoas doces proporciona diversos benefícios para a saúde e beleza, sendo um dos produtos naturais mais utilizados na cosmética.

Pode ser aplicado na pele, tanto no rosto como no corpo, pois auxilia na hidratação, principalmente para áreas mais ressecadas, como joelhos, cotovelos e pés, por apresentar propriedade umectante e emoliente que ajuda na retenção de água na pele, mantendo-a hidratada.
Ele é ótimo para peles descamadas e secas, pois além de ser facilmente absorvido, ajuda a recuperar o equilíbrio da oleosidade. Por esta razão, pessoas com pele oleosa devem evitar a aplicação do óleo de amêndoas.

Ele também ajuda no combate a estrias em mulheres grávidas e previne rugas, deixando a pele com um aspecto macio e suave. A presença de vitamina E é responsável pela ação anti-inflamatória que acalma a pele quando irritada, desinflamando-a. A melhor maneira de se aplicar o óleo de amêndoas é após o banho, quando os poros estão abertos, facilitando absorção na pele.

Nos cabelos, devido sua propriedade emoliente e a presença de vitamina E, o óleo de amêndoas doces ajuda na recuperação de fios danificados, das pontas ressecadas e na redução de volume, nutrindo, suavizando e dando brilho aos cabelos. Para quem tem cabelo cacheado, esse óleo vegetal é uma ótima opção pois ajuda a defini-los. Auxilia também no combate a caspas e à descamação do couro cabeludo.

É muito usado como óleo de massagem por proporcionar sensação de suavidade. Em bebês, o óleo de amêndoas também pode ser aplicado para massagens, por ser um produto natural e hipoalergênico, aliviando cólicas.
Se aplicado nas unhas, serve como hidratante para cutículas e fortificante, evitando que se quebrem. O óleo de amêndoas, em sua forma pura, serve também como removedor de maquiagem, pois não irrita os olhos, sendo um ótimo substituto para produtos industrializados que muitas vezes causam irritação e contêm químicas que podem ser nocivas à saúde, como por exemplo os parabenos.

ÓLEO DE JOJOBA - Extraído da jojoba no qual é parecido com o feijão, é composto por vitaminas A, B1, B2 e E e ácido mirístico. Composto por vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico, mas sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida, presente em 96% do óleo. A ceramida é um lipídio composto por um álcool insaturado e uma longa cadeia de ácidos graxos ligados a uma amida. A ceramida é um importante composto do estrato córneo da epiderme, que é responsável pela barreira de permeabilidade da pele, evitando a penetração de agentes danosos do meio ambiente e a perda transepidermal de água, mantendo a pele hidratada. Ela proporciona um potente aumento da capacidade de retenção hídrica da pele, contribuindo para a hidratação e suavidade. 
Além das propriedades emolientes e umectantes da ceramida, a vitamina E presente no óleo confere efeito antioxidante e o ácido mirístico proporciona ação anti-inflamatória e protege de irritações. Devido a essas diversas propriedades, o óleo de jojoba serve para muitas finalidades.

Para fazer o óleo facial à partir de ÓLEO DE JOJOBA, você vai precisar de: 
  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba, 1 colher de sopa de óleo de rosa mosqueta. 4 gotas de óleo essencial LAVANDA, 4 gotas de óleo essencial de SÂNDALO, 4 gotas de óleo essencial de OLÍBANO
  • Misture todos os ingredientes e transfira o óleo para um recipiente de vidro escuro fechado com tampa. Aplique de duas a quatro gotas no rosto limpo. Guarde em um lugar escuro. Validade de três meses.
ÓLEO DE ROSA MOSQUETA - É feita a partir de sementes e do fruto da planta Rosa canina, rico em vitaminas e ácido graxos. Hidrata e nutre, previne o envelhecimento precoce da pele, esfolia e renova a pele, aumenta a produção de colágeno, reduz inflamação e protege contra os danos do sol.


#tankemconstrucao #aromaterapia #oleosessenciais #autoestima 

  • Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.

Fontes






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...