O entendimento da dor como um importante problema de saúde progrediu bastante. Dos tempos antigos, quando ela costumava ser vista como parte inevitável da vida, que os homens só podiam influenciar parcialmente devido à sua etiologia presumivelmente sobrenatural, foi desenvolvido um conceito fisiológico, em que o controle da dor é agora possível, expandido pela aceitação da influência de diversos fatores etnoculturais. Sendo a aromaterapia uma terapia integrativa, sua abordagem pode complementar o tratamento da medicina convencional. Para isso, é necessário que o profissional dessa área saiba compreender a natureza da dor e sua influência na vida do doente e conheça os métodos que melhor possam auxiliar no tratamento eficaz
Para evitar a dor nas articulações está recomendada a prática regular de exercícios de baixo impacto, como caminhada, bicicleta ou natação, assim como estar dentro do peso ideal, principalmente após os 50 anos. Comer mais peixe e frutos do mar, uma vez que contêm substâncias que ajudam a regenerar as articulações e a diminuir a inflamação.
Com a utilização dos óleos essenciais analgésicos, a percepção da dor é suprimida, quando algumas moléculas terpênicas desses óleos ocupam os nociceptores, estimulando-os e excitando-os até que se tornem dessensibilizados. Nesse processo, a dor será atenuada.
Dentre os óleos essenciais analgésicos, podem-se destacar os de ALECRIM, CAPIM-LIMÃO, LIMÃO, EUCALIPTO, ERVA-DOCE, MANJERICÃO, PIMENTA-PRETA, SALVIA-ESCLARÉIA, TOMILHO , LAVANDA, MELALEUCA, HORTELÃ-PIMENTA
Por meio do uso tópico, alguns componentes dos óleos essenciais são aquecedores, como o 1,8 cineol no eucalipto, enquanto outros são refrescantes, como o mentol na HORTELÃ-PIMENTA. Outros ainda podem ter ação antiespasmódica, como o acetato de linalila na LAVANDA, ação anti-inflamatória e ação analgésica tópica, como o citronelal no CAPIM-LIMÃO.
Artrite - principal causa de dor nas juntas e pode acontecer devido ao excesso de peso, traumatismo e desgaste natural da articulação, levando ao aparecimento de sinais e sintomas como dor, dificuldade para realizar movimentos com a articulação acometida e deformidade.
Tendinite - corresponde à inflamação do tendão, que é a estrutura que liga os músculos aos ossos, e causa dor, dificuldade de movimentar o membro afetado, além de inchaço e vermelhidão local. A tendinite está na maioria das vezes relacionada com a realização de movimentos repetitivos.
Torção do joelho - pode ser uma das causas de dor na articulação e pode acontecer devido ao alongamento excessivo dos ligamentos, realização de movimentos bruscos ou pancada no joelho, por exemplo, resultando em sintomas como dor intensa no joelho, inchaço e dificuldade para dobrar o joelho.
Epicondilite - inflamação dos músculos extensores do punho principalmente devido à realização de esforço repetitivo, sendo percebida dor no cotovelo, que pode irradiar para o antebraço e piorar ao abrir a porta, ao pentear o cabelo, escrever ou digitar, por exemplo. Além disso, pode haver também diminuição da força no braço ou no punho, o que pode tornar o ato de segurar um copo, por exemplo, difícil.
Bursite - inflamação de um tecido que se encontra no interior da articulação do ombro, a bursa sinovial, dificultando a realização de movimentos. Além disso, em caso de bursite, a pessoa pode sentir fraqueza em todo o braço afetado, sensação de formigamento e dificuldade em levantar o braço acima da cabeça, uma vez que a movimentação está limitada.
Artrite reumatoide - doença autoimune e inflamatória crônica caracterizada pela ação do sistema imune contra o próprio organismo, levando ao inchaço e inflamação das articulações, além de dificuldade para movimentar a articulação, diminuição da força local e dor que é pior logo após acordar.
Infecção - pelos vírus responsáveis pela dengue, Zika e Chikungunya podem levar à inflamação de várias articulações do corpo, resultando na sensação de dor em todo corpo. Além da dor nas articulações, podem surgir outros sintomas de acordo com o vírus, como febre, cansaço, dor ao redor dos olhos, perda de apetite e mal estar.
Gota - doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que acaba sendo acumulado nas articulações e leva ao surgimento de sintomas como dor nas articulações, inchaço e vermelhidão local. Além disso, o ácido úrico costuma ficar concentrado principalmente no dedão do pé e, por isso, a pessoa pode sentir muita dor ao tentar colocar o pé no chão ou ao caminhar, por exemplo.
O ÁCIDO ÚRICO é uma substância resultante do metabolismo das proteínas e purinas. Ele é uma das principais causas da artrite, caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas articulações. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina.
O LIMÃO aumenta a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico por meio da urina. A carência de vitamina C causa uma série de desordens orgânicas, entre elas:
• astenia, cansaço por anemia;
• inapetência, falta de apetite;
• doenças reumáticas em músculos, articulações e nervos;
• tendências para a hemorragia da pele e das mucosas;
• propensão para catarros nas vias respiratórias, digestivas e urinárias.
Também ocasiona uma diminuição na capacidade de rendimento, principalmente no caso de desportistas e operários.
Quando tais sintomas aparecem, é o momento de consumir mais limões e laranjas integrados a folhas, raízes e frutas ricas em ferro.
Medo, raiva e falta de esperança são muitas vezes gerados por informações falsas e provocam emoções destrutivas. O óleo essencial de LIMÃO é usado justamente para promover maior contato com as verdades internas, aumentando a força da alegria de viver.
#tankemconstrucao #aromaterapia #oleosessenciais #autoestima
- Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário