segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Óleos Essenciais de A a Z - Erva Doce - Fennel Sweet

A história do seu uso remonta aos tempos antigos, quando se dizia que os guerreiros romanos usavam a planta para torná-los fortes e prontos para a batalha. 

A erva-doce, também conhecida como anis-verde, anis e pimpinela-branca, é uma planta medicinal da família Apiaceae, sendo composta por folhas fendidas, flores brancas e frutos secos contendo uma só semente, de sabor adocicado e aroma intenso.

Esta planta possui nome científico de Pimpinella anisum e é usada popularmente para gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça devido as propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica. Esta planta possui nome científico de Pimpinella anisum e é usada popularmente para gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça devido as propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica.

Assista o vídeo e saiba muita coisa que você nem imaginava sobre a Erva-Doce 

Para que serve

A erva-doce é uma planta medicinal muito utilizada popularmente para tratar condições como: 

Dor de barriga;

Dor de cabeça;

Má digestão;

Inchaço abdominal;

Espasmos musculares;

Cólicas menstruais;

Inflamações na boca e garganta;

Tosse, gripe, resfriado, catarro, coriza.

Esta planta tem capacidade de reduzir os efeitos da fermentação dos alimentos no intestino, como a produção de gases, por isso pode ser usada para aliviar o desconforto causado pelo aumento destes gases no intestino. A erva-doce também é indicada em alguns casos para reduzir os níveis de açúcar no sangue e diminuir as ondas de calor, que são comuns durante a menopausa. Além disso, os estudos mostram que a erva-doce têm propriedades antifúngica, antiviral, antimicrobiano, antioxidante, anticonvulsivante e antiespasmódicas e repelente de insetos, podendo ser usada contra a proliferação dos mosquitos da dengue, por exemplo.

USO

1. Chá de erva-doce - O chá de erva-doce serve para melhorar os sintomas de gripe e resfriado, como tosse, coriza e catarro.

Ingredientes :1 colher (de chá) de erva-doce seca; 1 xícara de água. 

Para preparar o chá deve-se ferver a água, depois colocar esta água em uma xícara junto com a erva-doce. Em seguida, é preciso tapar e deixar descansar de 3 a 5 minutos e depois coar e beber a seguir.

A erva-doce também pode ser usada em receitas doces, como bolos e biscoitos.


2. Óleo essencial

O óleo essencial de erva-doce é muito utilizado na aromaterapia para regular os hormônios femininos e reduzir as cólicas menstruais e diminuir os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, por exemplo. 

Este óleo também pode ser usado como relaxante muscular e calmante, através de massagem com o 2 gotas de óleo essencial misturados ao óleo de amêndoas. Além disso, para melhorar tosse e coriza, pode-se colocar 3 gotas de óleo essencial de erva-doce em uma bacia de água fervente e respirar o ar evaporado.


MODO DE USAR Para uso tópico, aplicar de 1 a 3 gotas diluídas em óleo de coco fracionado sobre a pele, na área desejada. Para uso aromático, colocar de 3 a 4 gotas em um aromatizador elétrico. Manter em local fresco. 


#tankemconstrucao   #oleosessenciais   #aromaterapia  #autocuidado
  • Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Pare resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza

Fontes

Photo by Soumi Pal on Unsplash

https://www.doterra.com/BR/pt_BR/blog

https://www.tuasaude.com/erva-doce/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...