Quem nunca ganhou um chazinho de camomila na casa da vovó na infância?
Puxa, a minha avó adorava cuidar de nós com uso de chás e ervas e Camomila estava na lista das ervas queridinhas. A Camomila Romana é uma referência quando se procura relaxar e acalmar o sistema nervoso central. É conhecida como a “médica das plantas” porque cura as plantas vizinhas das suas doenças.
É uma erva mundialmente conhecida pelo seus efeitos calmantes, este ansiolítico natural não tem efeitos colaterais e trás muitos benéficos, inclusive para as crianças.
Anthemis (pequena flor), foi muito utilizada pelos antigos Gregos para indicar uma das muitas espécies de camomila. Diz-se que os Romanos usavam óleo essencial de camomila para dar coragem em tempos de guerra, por ter um efeito calmante. Durante a 2ª Guerra Mundial, a Camomila era utilizada como desinfetante.
Combina bem com: Bergamota, sálvia sclarea, gerânio, lavanda e neroli.
O seu óleo essencial tem propriedades calmantes, anti-espasmódicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas, muito utilizado como remédio caseiro para ansiedade, insônia, má digestão, cólica menstrual ou cicatrização de feridas.
A parte normalmente utilizada da camomila são suas flores secas, geralmente para a preparação de chá, no entanto, também pode ser usada para fazer inalações, banhos de assento, compressas ou pomadas. Além disso, a camomila pode ser utilizada na culinária como tempero no preparo de pratos como macarrão ou frangos, ou para aromatizar doces como brigadeiro ou bolos.
Ela promove um efeito calmante quando aplicado na pele e no corpo, é muito usada nos utilizada em cremes faciais pela sua capacidade de promover uma pele de aspecto jovem.
Para o cabelo, promove um aspecto saudável e deixa um aroma fresco e floral suas propriedades calmantes ajudam a domar o seu cabelo.
A Camomila Romana cresce junto ao solo, atingindo apenas um máximo de 30 cm de altura. Tem folhas verdecinza, flores que lembram uma margarida e um aroma parecido a maçã. A planta recebeu a alcunha de “médica das plantas” graças aos efeitos benéficos que confere às plantas que crescem ao seu redormomila Romana também está presente em cremes faciais, bebidas, tintas para cabelo, champôs e perfumes. . . Apesar de a Camomila ser utilizada principalmente nos chás, a Ca
Integre o óleo de Camomila Romana na sua rotina na hora de dormir ao aplicar 1-2 gotas na planta dos pés antes de deitar.
Propriedades terapêuticas: Analgésico, anti-inflamatório, cicatrizante, digestivo, hepático, sudorífero, febrífugo, vermífugo, antibiótico, estomago, desinfetante, antisséptico, sedativo, antidepressivo, estimulante, diurético, carminativo, bactericida e calmante.
Propriedades emocionais: É um sedativo neural. Possui muitas propriedades reconfortantes e calmantes, e é particularmente benéfico para os problemas relacionados com o stress. Um óleo muito relaxante, que elimina a tensão, a raiva e o medo. Dá uma sensação de bem-estar, conforto e paz e diminui as preocupações. Muito benéfico na insônia. Útil como antidepressivo e estimulante encorajando o bom humor geral e a felicidade. Reduz a raiva e irritação, especialmente em crianças. Mantem os nervos e o sistema nervoso em um estado de boa saúde e bom funcionamento.
Propriedades cosméticas: É adequado para todos os tipos de pele, especialmente as de pele sensível, oleosa ou com acne. Também é bom para o cabelo, elimina piolhos e ácaros. Trata queimaduras, cortes, eczema, inflamação, picadas de inseto e erupções cutâneas. Reduz cicatrizes, marcas e manchas na pele e no rosto.
Misture com outros óleos essenciais florais, como Lavanda, Ylang Ylang e Patchouli e adicione ao seu hidratante diário para beneficiar dos seus efeitos calmantes para a pele.
Para massagens misture 5 gotas com 10 ml de óleo carreador em um frasco escuro com roll on.
- Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Fontes
https://assemis.pt/oleos-essenciais/33-camomila-romana.html
https://www.doterra.com/BR/pt_BR/blog
https://www.tuasaude.com/camomila/
https://maeemdia.com/2016/03/31/o-beneficio-das-ervas-nas-criancas-e-bebes-camomila/
Nenhum comentário:
Postar um comentário