quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Óleos Essenciais - custo benefício

 


Você acha que um vidrinho de óleo essencial custa  caro?  


Em primeiro lugar cada óleo essencial tem uma característica única. 

Quanto ao custo, qual a diferença entre preço x valor?

O preço é definido pelo mercado, enquanto o valor é determinado pelas vantagens que o produto ou serviço pode trazer para você, ou seja: preço é a quantidade de dinheiro que você paga por um produto e o valor não é expresso em números, mas tem relação direta com a sua experiência como usuário dele. Por isso um o que pode ser caro para uma pessoa tem muito valor para outra, independente do preço. 

Na palestra Mais Saude - Menos Remédios, o Aromaterapeuta ANDRÉ FERRAZ menciona "Quando os pacientes já estão se tratando com a prevenção os laboratórios teriam menos lucro.  Isso, no entanto, não impede que nós tenhamos acesso às informações de óleos essenciais. Eles podem ser utilizados por qualquer pessoa, sem efeitos colaterais. Como não é interessante para a indústria farmacêutica,  elas não divulgam o processo de curar de forma natural. Por isso, o acesso a um tratamento de forma integrativa, com terapias holísticas não são incentivados.

Gastaria-se muito menos na farmácia se usassemos a aromaterapia, as técnicas psicológicas e a meditação para o auto cuidado. 

Por exemplo falando da diabetes, a obesidade e principalmente a hipertensão, que são doenças metabólicas, ou seja, o corpo está bagunçado por fruto de anos, de hábitos ruins que foram desequilibrando o metabolismo do corpo. Os óleos essenciais, em sua grande parte são anti-inflamatórios e muitos deles também antioxidantes. Então, eles conseguem regular o metabolismo e apesar de muita gente não conhecer os óleos essenciais para ingestão, são maravilhosos para regular as doenças metabólicas. Em geral os óleos essenciais não podem ser patenteados por isso, na visão das indústrias farmacêuticas não dão lucro."

Pensando na linha de raciocínio do André, os tratamentos com medicamentos serão sempre encorajados por varia indústrias,  ao invés disso, faça parte do grupo da prevenção. Explico melhor a seguir o caminho das gotas para que você repense onde é melhor investir seu dinheiro.

Medicamentos x Óleos Essenciais 

A do-TERRA® seleciona cuidadosamente os produtores cuja experiência, localização e prática de cultivo asseguram um óleo essencial da mais alta qualidade. A maioria dos produtores que são parceiros da empresa consiste em negócios familiares em que a experiência e o conhecimento são transmitidos de geração em geração. 

Em seguida, são escolhidas espécies de plantas específicas pelo seu perfil distinto de compostos aromáticos. A potência começa na semente. Para serem seguros e eficazes, sobretudo para uso interno, é necessário que os óleos essenciais tenham o perfil químico adequado e estejam livres de quaisquer impurezas e adulterações. 

Por exemplo a empresa compra a Lavanda da Bulgária e a Copaíba da Amazônia brasileira, isso, para assegurar a potência máxima, a planta tem de ser colhida com o método certo e no momento certo. Dependendo do óleo essencial, pode ser a semente, o caule, a folha, a flor, a raiz ou a casca. Além disso, a região onde a planta cresce tem um impacto significativo na sua constituição, o que por sua vez determina a potência. 

A potência e a qualidade dos óleos essenciais são determinadas por: • Época de cultivo • Altitude • Clima • Humidade • Solo • Terreno • Fator pH

Existem várias formas de destilar um óleo essencial para obter a melhor qualidade. A maioria dos óleos é sujeita à destilação a vapor, mas os óleos cítricos são extraídos com prensa fria.

Destilação a vapor - É forçada a passagem de vapor sob pressão (variável) através do material da planta, o que provoca a libertação dos elementos voláteis 2. Os elementos voláteis voltam a condensar-se 3. Com a condensação dos elementos voláteis, a água e o óleo essencial separam-se e o óleo é recolhido

Espremedura com prensa fria - Os citrinos são colocados numa prensa fria. O fruto é limpo por escovas rotativas. O fruto entra na seção da máquina para recolha do óleo, em que cilindros raspam a casca. O óleo essencial é recolhido por jatos de água. A mistura de água e óleo é filtrada para remover partículas sólidas. A mistura de água e óleo é centrifugada para recuperar apenas o óleo essencial

Testes de qualidade CPTG - O padrão de qualidade da do-TERRA® CPTG Certified Pure Therapeutic Grade® exige um cuidado e um esforço precisos para proteger o que a natureza criou tão bem. Os testes rigorosos para assegurar a pureza e a potência incluem:

instalações de engarrafamento - É realizada uma segunda fase de testes nas nossas instalações de produção após a recepção e colocação em quarentena, para assegurar que o conteúdo destilado e testado é o mesmo óleo essencial que foi recebido. É feita uma terceira revisão da composição química do óleo num procedimento constituído por três fases, durante o processo de engarrafamento, rotulagem e embalagem dos óleos. Fica depois pronto para ser encomendado e entregue em sua casa. 

• Testes organolépticos • Testes microbianos • Análise de cromatografia gasosa e espectrometria de massa • Espectroscopia de infravermelhos por transformada de Fourier • Testes de quirilidade • Análise isotópica • Testes de metais pesados • Rotação ótica • Gravidade específica • Índice de refração. 

Nos países em desenvolvimento onde existem culturas disponíveis para óleos essenciais, as iniciativas do-TERRA Co--Impact Sourcing™ permitem aos artífices locais manter culturas de alta qualidade, o que permite também melhorar a vida dos produtores. 

💖💙💚💛💜💝


O texto a seguir foi escrito por Nicole Stevens, MsC Nicole Stevens é uma entusiasta dos óleos essenciais com uma vontade profissional de aumentar a credibilidade e a compreensão científica por trás dos produtos naturais. Tem investigado as diversas propriedades dos óleos essenciais durante a maior parte da sua carreira. A Nicole completou a sua licenciatura e o seu mestrado na Brigham Young University. Também trabalhou no UNLV Cancer Research Center e terminou um projeto que analisava a possibilidade da utilização de óleos essenciais num processo conhecido como terapia fotodinâmica.

Já pensou alguma vez no percurso de uma gota de óleo?

Imagine ter uma lupa suficientemente forte para ver até ao nível molecular. Pegue essa lupa e analise uma gota de óleo essencial você encontraria um conjunto fantástico de químicos de plantas naturais cuidadosamente tratados por milénios de evolução, meticulosamente produzidos e colhidos para preservar o perfume único, e cuidadosamente extraídos para captar as verdadeiras proporções de componentes fisiológicos ativos. O que veria nessa gota de óleo essencial é uma das melhores criações da natureza. A variedade de compostos de óleos essenciais é espantosa: monoterpenos, diterpenos, sesquiterpenos, ésteres, álcoois e terpenoides, para mencionar alguns. Os óleos essenciais são únicos e elegantemente funcionais, porque contêm uma mistura de componentes altamente voláteis. Como é que a planta de HORTELÃ-PIMENTA diria a um inseto esfomeado para se afastar das suas folhas ou raízes? Segrega moléculas voláteis que envolvem a planta como um escudo invisível. 

É possível que alguns óleos essenciais contenham compostos que nunca vimos antes, visto que apenas uma pequena parte das espécies de plantas foram avaliadas em relação aos seus benefícios para a saúde. Os óleos essenciais são úteis de muitas formas, mas a sua verdadeira singularidade está em várias características: volatilidade, sinergia e adaptabilidade

Historicamente, os humanos têm aproveitado esta volatilidade química para propósitos de bem-estar. A ciência começa agora a perceber os processos fisiológicos em causa quando um óleo essencial é inalado.

Pense na LAVANDA por exemplo. Vários estudos demonstram que o óleo essencial oferece muito mais do que apenas um aroma agradável. Já foi demonstrado que este óleo inalado afeta diretamente o sistema de serotonina do cérebro , regula as enzimas antioxidantes e mantém as vias respiratórias abertas. Todos estes químicos voláteis podem entrar nas nossas passagens nasais e começar a interagir com a nossa fisiologia quase instantaneamente. 

A química dos óleos essenciais está no equilíbrio delicado dos componentes. Uma gota de óleo essencial é como uma fotografia do ambiente e da composição única da planta. Todos os químicos no óleo essencial desempenham um papel na fisiologia da planta. Além disso, todos esses componentes formam um óleo completo que é único, como uma impressão digital, e que é muito mais do que a soma das suas partes. 

Vários estudos demonstraram a sinergia dos componentes dos óleos essenciais. 

Adaptabilidade 

Os humanos evoluem com as plantas, a nossa composição física baseia-se nas mesmas moléculas orgânicas. Estamos sujeitos a agressões e ameaças ambientais semelhantes. Por isso, não é uma surpresa que os químicos desenvolvidos pelas plantas para proteção e adaptação ao ambiente sejam também agentes poderosos no corpo humano. Ao contrário dos químicos produzidos em laboratório, os óleos essenciais mudam. Eles adaptam-se. Eles se transformam em um coquetel químico que melhor apoiará a sobrevivência da planta. Foi essa capacidade de adaptação que chamou a atenção de cientistas e profissionais da área da medicina. 

Será que as opções naturais baseadas em plantas podem ser melhores para o nosso bem-estar do que os químicos estáticos que perderam a sua eficácia? A pesquisa continua e acabará por responder a essa questão. Uma planta luta muito para sobreviver e nós beneficiamos dessa luta em constante mudança.


Uma única gota

É essa a unidade pela qual medimos os óleos essenciais e falamos dos seus componentes químicos. É também o estado atual do nosso conhecimento científico: uma única gota num vasto oceano de possibilidades à espera de serem exploradas. Recolheremos essa informação relativa às capacidades únicas e potentes dos óleos essenciais num estudo após o outro.


#tankemconstrucao #oleosessenciais #aromaterapia  #autocuidado
  • Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza

Fontes

https://consorciofipal.com.br/noticias/qual-e-a-diferenca-entre-preco-e-valor/

Photo by Visual Stories || Micheile on Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...