Ainda, por mais de 365 dias, continuamos lidando com as más notícias sobre a Covid-19 seja pelos veículos de imprensa, nas redes sociais ou até noticias de amigos e familiares próximos.
Então
se cuida hein, seu corpo deve ser amado o tempo todo, ele carrega
você dentro dele e merece amor e afeto todos os dias.
Segundo a edição impressa em abril de 2000 da Revista Saúde Especial cujo título é " Guia Prático de combate ao estresse", não é raro ouvir alguém dizer que está estressado, à beira de um ataque de nervos. Por isso vamos falar dos benefícios do Óleo Essencial de Lavanda e como podemos sim aprender a controlar o estresse. Os primeiros relatos que temos na história data da Grécia Clássica e da Roma. Até hoje se você visitar Ilhas Gregas, Croácia ou Veneza poderá perceber muitos canteiros cheios de Lavanda. Ela transmite paz, tranquilidade e uma sensação de segurança, é como sentir-se abraçado por seu aroma e cor, a textura faz despertar os sentidos.
Pois é, 21 anos após a publicação desta revista parece que estamos mais estressados do que nunca.
Para a maioria a palavra estresse tem uma carga negativa sendo sinônimo de ansiedade. Na verdade, o termo existe desde o ano 1926. Ele foi proposto pelo fisiologista austríaco \Hans Selye, que o tirou da física onde estressar significa o desgaste de materiais. Porém o estresse do organismo humano nem sempre é ruim, trata-se de uma reação de defesa natural que acontece praticamente todos os dias. Pode ocorrer quando você escuta ou vê algo estranho, por exemplo o corpo se prepara para a fuga, pois até que se prove o contrário tudo que é diferente pode ser perigoso. Graças a uma descarga hormonal que provoca o aumento da capacidade de atenção, acelera o batimento cardíaco e deixa os músculos prontos para agir, só existe problema quando essa reação acontece a todo instante.
Ninguém pode nem se quisesse acabar com o estresse e se isso fosse possível não seria uma boa ideia, um pouco de ansiedade chega a ser bom para o desempenho mental. Nem sempre a sensação do estresse é desagradável, alguns gostam por exemplo do frio na barriga provocado por um por passeio na montanha russa. Existe gente que produz melhor sobre o efeito da adrenalina despejada no sangue numa reação típica do estresse.
Tudo pode começar quando o organismo identifica um possível perigo captado por um dos ou mais dos cinco sentidos. Essa informação, chega ao cérebro na forma de sinais elétricos. O cérebro responde liberando hormônios no sangue, isso acontece devido a estímulos reais como um ruído repentino, ou até mesmo por uma situação imaginária. A primeira substância a cair na corrente sanguínea é fabricada na própria massa cinzenta que aciona duas glândulas sobre os rins as supra renais. Estas glândulas secretam os hormônios que despertam as reações típicas do estresse. De acordo com os especialistas muita gente se diz estressada e tem na verdade outros problemas graves como depressão e síndrome do pânico. Muitas vezes tudo realmente começou com uma crise de estresse, ela de fato pode servir de gatilho para o surgimento dessas síndromes. Por isso, controlar o estresse é uma forma de evitar recaídas pois em casos de uma situação muito grave o estresse pode deixar diversas sequelas. Os sintomas e doenças que podem surgir são gastrite, úlcera, diarreia, hipertensão, infarto, asma, gripe, pneumonia, alergias, queda anormal dos cabelos, micoses, falta de desejo sexual, problemas no fluxo menstrual, falhas de memória, extrema fadiga, excesso de sonolência.
Aromaterapia é definida como "os efeitos terapêuticos dos aromas nas condições
físicas, nas
condições psicológicas. O odor composto por uma
mistura de produtos químicos solúveis em gordura pode, afetar o cérebro
por inalação, absorção pela pele ou uso em difusor.
O
aroma do óleo essencial estimula o cérebro desencadeando uma reação que quando
inalada vai para os pulmões e os constituintes naturais pode fornecer o benefício terapêutico.
Os efeitos da Aromaterapia são resultado da ligação de componentes químicos no
óleo essencial com receptores no bulbo olfativo, impactando o centro emocional do
cérebro, o sistema límbico. Além disso, a aplicação tópica de óleos aromáticos pode exercer
efeitos antibacterianos, anti-inflamatórios e analgésicos. O uso de óleos essenciais usado de forma correta não apresenta quase nenhuma toxicidade, quando administrados por
inalação ou aplicação tópica diluída.
As vias de ação dos óleos essenciais são:
Fisiológica - são ricos em substâncias químicas que possuem ação antibiótica, anti-inflamatória, analgésica, antitumoral, etc. As substâncias químicas dos óleos
essenciais interagem com os sistemas fisiológicos, não apenas do ser humano, como
de animais, plantas, e outros seres vivos.
Psicológica - as substâncias químicas dos óleos essenciais, ao serem inaladas,
conseguem penetrar na barreira hematoencefálica e atingir diretamente o Sistema
Límbico, responsável pelas nossas emoções, equilibrando-as. Neste caso a mudança
psicológica também é influenciada pela memória olfativa que a pessoa carrega.
Energética-vibracional - os óleos essenciais possuem uma vibração intrínseca que
corresponde a vibração original da planta quando estava viva. Dessa forma os óleos
essenciais são capazes de interagir com o nosso sistema energético, aumentando sua
frequência e diminuindo a susceptibilidade à doenças.
MUITA ATENÇÂO óleos essenciais são sustâncias extraidas direto das plantas, não confunda com essência que é substância sintética.
Então vamos aos benefícios do ÓLEO DE LAVANDA
LAVANDULA ANGUSTIFOLIA ou "LAVENDER", que significa "lavar" em latim é provavelmente o óleo mais utilizado em nível mundial e por boas razões, pois serve em todas as coisas calmantes como acalmar a mente ou a pele em caso de queimaduras. Ele é apropriado para problemas de sono, estresse, ansiedade, bruxismo, cólicas de bebê ou quando ele está angustiado, queimaduras solares, cicatrizes, alergias, rinite alérgica, cortes, feridas, bolhas, picadas de inseto e urticárias.
Bom, voltando ao assunto estresse como você deve usar? Você deve comprar um óleo de lavanda de boa qualidade onde no rótulo esteja escrito que ele pode ser aplicado sobre a pele.
Obedeça a quantidade indicada, em aromaterapia menos é mais.
Coloque 1 ou 2 gotas desse óleo sobre o seu coração ou na nuca e faça massagem, pode ser aplicado na sola dos pés ou esfregue uma mão na outra, faça uma concha e respire devagar.
Espire, inspire, espire, inspire, contando até vinte. Isso leva uma sensação de bem-estar para o seu cérebro. Você pode colocar 3 a 4 gotas do óleo em um difusor com 200ml de água e deixar no seu quarto na hora de dormir para ter o sono tranquilo.
Se preferir uma mistura para aplicar diluida em óleo carreador, vamos conversar sobre eles em outro post.
Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse
http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, á você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Bom dia,Luiza!!!Adorei ler seu blog,gosto de saber os benefícios das plantas como os aromas.Tenho asma,leve,rinite,alergia de alguns cheiros.Onde encontro este óleo de lavanda?Um grande abraço e muito sucesso!!!❤❤🌻🌻🍀🍀🍀
ResponderExcluirMuito obrigada, procure pelo óleo essencial puro em lojas que vendem produtos naturais na sua cidade. è fácil tambem comprar pela internet ou com revendedores do doTerra
ExcluirObrigada.
ResponderExcluirVocê compra óleo de lavanda em lojas de produtos naturais. Se identifica ou me chama para conversar no Instagram @tank_luiza
Costumo pingar 2 gotas de óleo de lavanda na fronha do travesseiro pra ter uma noite de sono tranquila😍
ResponderExcluirMuito bom😀
ExcluirPara mim funciona melhor no difusor, pingar na fronha me incomodava mas o aroma espalhado no quarto me da uma sensação de conforto