Mas o que é o Dosha?
É a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas na Medicina Ayurveda.A palavra Ayurveda significa a “ciência da vida” e para a medicina ayurvédica (indiana) o universo/vida é formado pelos 5 elementos básicos da natureza: fogo, ar, éter, água e terra.
O ayurveda – termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980. ara entendê-lo, é preciso deixar de lado os conceitos da medicina ocidental de saúde, doença e cura. Esqueça as especialidades médicas e o uso isolado de remédios. O foco do ayurveda não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma – e olha que a ciência tradicional já colheu evidências de alguns dos seus benefícios. O propósito desse sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim seria possível estar realmente saudável – e feliz. O quadro no inicio da postagem demonstra o que cada Dosha protege.
❄VATA = Espaço e Ar – Frio
🔥PITA= Fogo e Água – Quente
🌊KAPHA = Água e Terra
Estes elementos unem-se dois a dois para formar Doshas que atuam na nossa fisiologia, assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos.
De acordo com a farmacologia ayurvédica, o óleo essencial é o Agni da planta, ou seja, elemento puro extremamente potente que dependendo da dosagem pode deixar de ser uma poderosa substância terapêutica para se tornar uma substância tóxica. Por isso, muita atenção com a dosagem utilizada.
Na aromaterapia menos é sempre mais!
Se você é predominante Dosha Vata estará suscetível a quadros clínicos como: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Algumas doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, dor ciática, rigidez, cefaleia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado e síndrome bipolar.
Óleos essenciais para promover equilíbrio do dosha Vata: Canela, Cipestre, Bergamota, Grapefruit, Laranja Doce e Manjericão.
Se você é predominante Dosha Pitta estará suscetível a quadros clínicos como: azia, queimação abdominal, diarreia, calor no corpo, aumento da sudorese (suor), pele sensível e avermelhada, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças e manifestações emocionais podem estar relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, úlcera digestiva, diarréia, hepatite, inflamações na pele e articulações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca, rigidez no pescoço e estresse exacerbado.
Óleos essenciais para promover o equilíbrio do dosha Pitta: Lavanda, Ylang Ylang, Cedro, Cipreste, Gerânio e Palmarosa.
Se você é predominante Dosha Kapha estará suscetível a quadros clínicos como: ganho de peso com facilidade, retenção de líquidos, lentidão nas atividades, sensação de peso corporal, digestão lenta e pele oleosa. Pode apresentar doenças e manifestações emocionais: permite que outros assumam a liderança, tendência a preguiça, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, alergia respiratória, depressão, tristeza profunda e apego exacerbado.
Óleos essenciais para promover o equilíbrio do dosha Kapha: Gengibre, Tomilho, Manjericão, Sálvia esclaréia e Pinho.
O processo curativo segundo a Medicina Ayurveda envolve:
Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, á você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Fontes:
https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/ayurveda-a-medicina-das-indias/
https://ayurveda.com.br/equilibrando-os-doshas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário