domingo, 22 de maio de 2022

Não sabe escolher seu carreador? Leia aqui as propriedades de alguns Óleos Vegetais


Não sabe escolher seu carreador? 

Leia aqui as propriedades de alguns Óleos Vegetais

Os óleos corporais e de massagem são feitos misturando os óleos essenciais com um ou mais óleos transportadores. Diluição de 2,5% = 15 gotas de óleo essencial por 30ml de óleo transportador. Essa diluição é recomendada para a maioria dos adultos saudáveis durante a aromaterapia. 

Diluição de 3% = 20 gotas de óleo essencial por 30ml de óleo transportador. Essa diluição é geralmente usada para tratar problemas temporários de saúde, como dor ou lesão muscular. Diluição de 5% = 30 gotas de óleo essencial por 30ml de óleo transportador. 10% de diluição = 60 gotas de óleo essencial por 30ml de óleo transportador. Essas diluições são menos comuns. 

Qualquer pessoa que notar qualquer irritação ou sensibilidade ao usar essas diluições é aconselhada a parar de aplicar a mistura. Os óleos essenciais e vegetais devem ser guardados bem acondicionados, ao abrigo da luz e calor, sem partículas de depósito e sem odor alterado. Dessa forma podem ser usados sem problemas. 

É prudente guardar os óleos vegetais na geladeira, o que retarda a oxidação.

ABACATE: regenerador da pele e altamente nutritivo, bom para pele seca, desidratada, envelhecida e com eczemas, psoríase, pois contém lecitina. É rico em vitaminas A, B, D, E. Pode ser usado para amaciar os cabelos. Por ser bem denso, deve ser misturado a outro óleo mais leve como o de semente de uva ou amêndoas. Se não for usado com frequência, deve ser guardado em geladeira para conservar suas propriedades. 

ALGODÃO: é rico em tocoferol, antioxidante natural, e também em vitamina E. Possui ácidos graxos, o que é muito bom para pele, pois a sua ausência ou deficiência provoca descamações e ressecamento. Muito usado também na culinária. 

COCO: é usado como hidratante há séculos, também foi demonstrado que o óleo possui propriedades antimicrobianas. Isso se deve principalmente ao seu alto teor de ácido láurico, que é o principal ácido graxo do óleo de coco. O óleo cheira a coco e pode ser usado como um óleo transportador ou por conta própria, ajuda a proteger a pele deixando uma camada fina. O óleo de coco é sólido e cremoso à temperatura ambiente. 

AMÊNDOAS DOCESrico em minerais, vitaminas e proteínas, suave, lubrificante, revitalizante e nutritivo. Pode ser usado especialmente em peles sensíveis e para prevenção de estrias. Rico em vitaminas A, B, D e F. Pode ser usado no corpo e rosto. Muito usado em massagens. 

ANDIROBA: possui componentes que promovem a repelência de insetos, possui propriedades antirreumáticas e é um excelente anti-inflamatório. Muito útil para problemas de pele em geral. Forma um filme oclusivo sobre a pele. 

ARROZ: este é o mais estável e mais saudável de todos os óleos, possui antioxidantes e propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Tonifica e fortalece a pele, ajuda a eliminar manchas cuida dos cabelos danificados e a proteger dos raios solares. 

CALÊNDULA: auxilia na recuperação de feridas, cicatrizes, queimaduras, inchaços, escaras, arranhões, tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, calmante e antisséptica. Bom para ser usado após banhos de sol e para a pele delicada dos bebês.

CENOURA: rico em vitaminas A, B1 e B2, minerais e Beta Caroteno. Restaura a elasticidade e tonifica a pele, reduz rugas prematuras, eczemas e psoríase. 

GERGELIM: age contra os raios ultravioletas, é um filtro solar natural (Fator 4). Rico em vitaminas, especialmente A e E, cálcio, fósforo e ferro. Tem propriedades desintoxicantes. Bom para reumatismo, artrite, circulação sanguínea e câimbra musculares, massagem corporal e facial. Muito usado na Medicina Ayurvédica. 

GERME DE TRIGO: estimula a regeneração dos tecidos, rico em vitamina A, D e E, excelente contra envelhecimento da pele, cicatrizes e estrias. Promove elasticidade, deve ser misturado em outro óleo, na base de 15% para aumentar a sua vida útil, pois é um grande antioxidante. Em alguns casos, pode causar sensibilidade. Pode ser usado em joelhos e cotovelos ásperos e pele rachada. 

GIRASSOL: bom para massagem e beleza de todos os tipos de pele, para contusões e feridas. Indicado para tratamento de dermatoses e problemas relacionados ao sistema nervoso central. Possui vitaminas D, C e A. O uso medicinal do Óleo de Girassol é secular. Recomendado para peles sensíveis, secas e normais. Pode ser utilizado em contusão, feridas, esfolamentos, para regenerar a pele e no tratamento de escaras.

JOJOBA: é anti-inflamatório, cicatrizante, hidratante, muito bom e suave para a pele, sendo absorvido rapidamente sem deixá-la gordurosa, auxilia nos tratamentos de psoríase, eczemas e acne. Ajuda ainda a tratar queimaduras solares. É comumente usado em massagens. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias naturais, pode ajudar no tratamento da acne leve. Na aromaterapia, ele absorve bem e pode ser uma boa opção para quem tem pele oleosa ou com tendência a acne. O óleo de jojoba é amarelo e tem um cheiro distinto, mas agradável. Costuma ser usado para remoção de maquiagem na área dos olhos e também como protetor labial. Bom também para os cabelos, pois favorece seu crescimento e dá brilho. É rico em nutrientes como cobre, zinco, silício, iodo, em ácidos, cromo, vitamina E e vitaminas do grupo B. Também não se deteriora com facilidade possuindo um longo tempo de vida. Tem ação conservante. 

MARACUJÁ: possui flavonoides (antioxidantes), ácido oleico monoinsaturado (gordura saudável), linoléico ou vitamina F (regula o colesterol) e palmítico (dá um toque aveludado à pele). Tem ação hidratante, mas não deixa a pele oleosa, por isso é bom para peles acneicas e mistas. 

AZEITE: O azeite vem de azeitonas prensadas. É mais conhecido como um óleo comestível e saudável, com um aroma frutado, mas também é usado na aromaterapia como óleo transportador. O azeite extra-virgem é a variedade preferida para aromaterapia e preparações para cuidados com a pele. O aroma do azeite pode interferir com o aroma de alguns óleos essenciais. Usos: é composto por ácidos graxos e esteróis vegetais, o que o torna ótimo para limpar e hidratar a pele seca. Use o azeite como um óleo transportador para massagem, produtos de limpeza facial, cuidados com os cabelos e sabonetes caseiros.

ARGAN: o óleo de argan é feito a partir de grãos encontrados no interior de frutos de árvores de argn, que são nativas do Marrocos. O óleo é comestível e é tradicionalmente usado para nutrir o corpo por dentro e por fora. Tem um aroma de noz e é rico em vitaminas A e E, e ácidos graxos monoinsaturados. Usos: O óleo de argan pode ajudar a tratar a pele e cabelos secos, rugas e inflamação da pele. Isso o torna um ótimo óleo transportador para óleos gerais de cuidados com a pele e massagem. 

ROSA MOSQUETA: auxilia na redução de linhas de expressão, suaviza cicatrizes, queloides e suturas, prevenção de estrias. Ideal para massagem facial, dá elasticidade aos tecidos. O óleo de rosa mosqueta é rico em ácidos graxos essenciais, incluindo o ácido alfa-linolênico. Demonstrou-se ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e é usado para tratar várias condições da pele. O óleo de rosa mosqueta é uma fonte natural de vitamina C e vitamina E. 

SEMENTE DE UVA: é um óleo leve, absorvido rapidamente. Odor suave, ideal para massagens e para preparação de produtos pós-sol. Deixa a pele acetinada. O óleo de uva é considerado um óleo para todos os fins que é comumente usado na aromaterapia, desde a massagem até o cuidado da pele. Tem um aroma leve que é levemente adocicado e com nozes e é de cor praticamente clara. Deixa uma película brilhante na pele. Este óleo é produzido a partir da prensa das sementes de determinadas variedades de uva.

Diluição para uma boa ação terapêutica Diluição 1% - Usada para óleos de aroma muito fortes ou caros como jasmim, rosa, néroli. Comum a óleos, cremes faciais, argila terapêutica, leite hidratante e gel. • 1 colher de sopa de óleo vegetal - cerca de 1 a 2 gotas de óleo essencial. • 50 ml ou 50 gramas - 11 gotas de óleo essencial. • 100 ml ou 100 gramas - 22 gotas de óleo essencial. • 250 ml ou 250 gramas - 55 gotas de óleo essencial.

Diluição 2% - Usada para peles muito sensíveis e com tendência alérgica (tipo de bebês) e óleos caros e fortes. Comum a óleos, cremes faciais, argila terapêutica, leite hidratante e gel. • 1 colher de sopa de óleo vegetal - cerca de 2 a 3 gotas de óleo essencial • 50 ml ou 50 gramas - 22 gotas de óleo essencial. • 100 ml ou 100 gramas - 44 gotas de óleo essencial. • 250 ml ou 250 gramas - 110 gotas de óleo essencial.

#tankemconstrucao #aromaterapia #oleosessenciais #autocuidado #sustentabilidade

Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse 
http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.
Se houver interesse em óleos da marca By Samia faça contato por e-mail tank.mluiza@gmail.com 

Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza/

Fontes

e-book TERAPEUTA EM AROMATERAPIA - Marcelo Rigotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...