quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

CONJUNTIVITE doença comum nos dias de verão, como os óleos essenciais podem ajudar

A conjuntivite viral e bacteriana pode acontecer em qualquer época do ano, mas é comum a ocorrência de surtos no verão. Aglomerações em praias e piscinas facilitam a transmissão dos micro-organismos, ao mesmo tempo em que os olhos ficam mais predispostos a infecções pela irritação causada por sol, água do mar, cloro, ou, ainda, pelo ressecamento provocado pelo ar-condicionado

A conjuntivite contagiosa é uma doença muito comum, causada tanto por vírus quanto por bactérias. Ela é de fácil contágio, na medida em que a inflamação da membrana fina e transparente que cobre o branco dos olhos e o lado de dentro das pálpebras, faz com que a secreção que é liberada seja um veículo eficaz para a sua transmissão rápida. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.
A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. 

Quando a pessoa infectada coça os olhos e depois mexe em portas, elevadores, produtos em supermercados e etc, que logo serão manuseados por outras pessoas e assim se espalharam o vírus.
Nos últimos meses aprendemos muito sobre este tipo de contágio, com a conjuntivite não é diferente, de mão em mão os micróbios irão contaminar mais e mais pessoas.

Os sintomas são olhos que ficam avermelhados, coceira, irritação, ardência, aumento de secreção e de lágrimas e a sensação de um incômodo permanente nos olhos, causando um grande mal estar para quem contrai a conjuntivite.
Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. 

Como aliviar os sintomas- lavando os olhos e fazer compressas com água fervida, filtrada e gelada, ou com soro fisiológico. 
Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Acima de tudo, não se automedique.

Aromaterapia e se os óleos essenciais podem contribuir para o tratamento dessa doença tão incômoda.

A natureza é farta, basta olhar a nossa volta e veremos a quantidade de flores, plantas, insetos, óleos essenciais e tantas benesses ao nosso alcance. Um único óleo essencial é capaz de conter mais de 150 compostos químicos em sua composição. Com cada um deles, conseguimos cuidar de diversos males.

 😪Alecrim, Hortelã-Pimenta e Tea Tree contra a conjuntivite

Além dos já famosos benefícios terapêuticos do óleo essencial de LAVANDA, como a sua capacidade de relaxar o nosso sistema nervoso central, e do LIMÃO SICILIANO, a sua potente capacidade imunomoduladora, eles também são excelentes para o manejo da dor.

Acrescido a união dos óleos essenciais de ALECRIM
, HORTELÃ-PIMENTA e MELALEUCA no combate às bactérias e vírus que causam a conjuntivite contagiosa.

HORTELÃ-PIMENTA destaca-se no combate à bactéria Pseudomonas aeruginosa. 
ALECRIM e MELALEUCA além de eficazes contra esta bactéria,  mostram ter potente ação microbicida em relação a outros tipos de micróbios.
Não apenas micróbios que causam a conjuntivite, mas inúmeras outras doenças  como pneumonia e infecções urinárias, podem ser tratadas com os óleos essenciais.

A MELALEUCA é um dos mais eficazes óleos essenciais para infecções virais, bacterianas e de fungos. Apresenta papel de destaque no tratamento de doenças, como herpes, gengivite, candidíase e bronquite.
O ALECRIM é muito eficaz para Reumatismo, Cirrose, Hepatite e para contraturas
A HORTELÃ-PIMENTA é muito conhecida por seu poder analgésico, além de tratar indigestão, enxaqueca, problemas intestinais e respiratórios.

#tankemconstrucao #aromaterapia #oleosessenciais #autoestima 

  • Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar alguns óleos citados na postagem.

Fontes

Photo by Nathan DeFiesta on Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado integral na Covid-19 com Aromaterapia

  Já estamos cansados da Covid-19 mas ela ainda não cansou de nós. Portanto, use e abuse dos benefícios dos óleos essenciais para tentar man...