Sua pele muda a cada estação do ano. Se no inverno ela fica mais ressecada devido aos banhos quentes, durante o verão, por outros motivos, ela também pode apresentar um aspecto. Rosto, mãos, braços, colo e ombros podem apresentar manchas de coloração marrom durante o verão. Isso ocorre, pois são regiões que ficam mais expostas aos raios UVB e UVA, o que causa uma produção acelerada de melanina, atuando como mecanismo de defesa natural da pele contra a radiação solar.
Também ocorre o aparecimento das sardas brancas devido a exposição prolongada ao sol, mas estas aparecem gradativamente ao longo da vida.
O fotoenvelhecimento é acelerado quando os raios solares ultrapassam a barreira de proteção da pele, o que causa o surgimento de linhas de expressão e das rugas.
Em dias de calor e exposição ao sol, mesmo quem não tem espinhas em outras épocas do ano, pode notar o aparecimento de lesões, conhecida como acne solar. Ela acontece comumente no rosto, mas também pode surgir nos ombros, pescoço, colo e costas, principalmente em pessoas com pele oleosa.
Ao entrar em contato com os raios ultravioleta sem proteção, a pele resseca com facilidade e aumenta a produção de sebo para repor sua oleosidade natural, estimulando assim o famoso efeito rebote, que acarreta o surgimento da acne solar.
Mesmo quando o clima estiver ameno, pois mesmo com o tempo nublado, os raios ultravioletas ainda atingem a pele é preciso usar na pele alguma proteção solar.
Alguns fatores que deixam a pele ressecada no verão são:
- Ar-condicionado;
- Areia da praia;
- Água salgada do mar;
- Uso de sabonetes de limpeza profunda;
- Cloro e outras substâncias presentes em piscinas.
HIDRATAÇÃO É MUITO IMPORTANTE
REPOR a água que o corpo perde com a transpiração nos dias quentes, através da ingestão de líquidos. Portanto nao espere sentir sede para beber água mantenha seu organismo hidratado.
No verão, podemos usar e abusar dos óleos essenciais considerados como óleos refrescantes, como é o caso do EUCALIPTO, ALECRIM e da HORTELÃ-PIMENTA. Nessa estação, surgem também queixas relacionadas a manchas na pele devido à exposição excessiva ao sol da epiderme, alguns óleos podem ajudar nesses casos, fazendo seu uso diluído em óleo vegetal ou creme base como pós sol.
O óleo de HORTELÃ-PIMENTA é indicado para o clareamento de pele. O óleo essencial de MELALEUCA é eficaz no tratamento de micoses, que podem ocorrer com frequência maior em pessoas que usam praias e piscinas. O produto pode ser adicionado a um óleo vegetal puro, creme ou gel, é sempre importante sempre usa os óleos diluídos.
Para relaxamento do corpo, podem ser usados os óleos de LAVANDA e BERGAMOTA.
Uma mistura em creme base de óleo essencial de LAVANDA com e HORTELÃ-PIMENTA pode proporcionar grande alívio para a pele, usufruindo dos benefícios individuais de cada óleo.
Benefícios do Protetor Solar de Óleos Essenciais Caseiro
Um protetor solar caseiro pode ser a salvação para os danos causados pelo excesso de sol e a receita abaixo tem a mesma proteção de um FPS20
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de pasta d' água;
- ½ xícara de óleo de amêndoas natural;
- ¼ xícara de óleo de coco líquido;
- 10 gotas de óleo essencial de LAVANDA
#tankemconstrucao
#oleosessenciais #aromaterapia #autocuidado
Para mais informações sobre os óleos, clique na logo DOTERRA ao lado ou acesse http://mydoterra.com/mluizatank, vá no item loja, lá você pode comprar óleos essenciais.
Para verificar o resumo diário das postagens siga e divulgue o Instagram @tank_luiza
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário